Política Titulo Eleições
Prefeituráveis do Grande ABC defendem sustentabilidade

Maioria dos candidatos apresentam propostas plausíveis e criativas para solucionar problemas ambientais

Juliana de Sordi Gattone
Do Diário do Grande AB
23/08/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Seja pelo alerta mundial de ameaça eminente ou pela consciência da importância e influência da natureza no cotidiano, o fato é que a maioria dos candidatos às prefeituras do Grande ABC apresentam propostas plausíveis e criativas para solucionar problemas relacionados ao saneamento básico e meio ambiente.

Embora a realidade no Grande ABC não seja muito diferente do restante do País - devastação das matas e áreas de mananciais, poluição, emissão de poluentes, destino incerto para o lixo, baixo percentual de esgoto tratado e invasões -, há vontade por parte dos agentes públicos em pensar políticas eficientes para o setor.

Com algumas exceções, os prefeituráveis demonstraram ter dedicado tempo em busca de novos métodos. Reciclagem, transformação do lixo em combustível, educação ambiental na grade curricular, agências reguladoras, água de reuso, ampliação do tratamento da rede de esgoto foram algumas das citações mais recorrentes. Ou seja, as boas intenções são vistas a olhos nus, mas a questão é se elas serão colocadas em prática no próximo mandato.

É torcer para que não sejam apenas promessas. A região padece. Sofre com os efeitos de ações impulsivas, sem qualquer comprometimento em manter os recursos naturais intactos.

O lixo, por exemplo, tem sido tema de discussões recorrentes há quase duas décadas. Aliás, a falta de política para o setor incentivou a criação do Consórcio Intermunicipal do ABC. Mesmo depois de tantos anos, várias soluções foram apontadas, porém, jaimais adotadas efetivamente. A questão da Billings também é mantida sob constante interrogação, com o adiamento sistemático na votação da Lei Específica pela Assembléia Legislativa.

Os próximos gestores públicos têm um compromisso prioritário com a região: fazê-la crescer, levá-la ao desenvolvimento utilizando um princípio atualmente em voga, conhecido como sustentabilidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;