Memória Titulo Memória
Mau exemplo seguido

Na 3ª Semana São Bernardo, 2014, o tema é o mesmo de ontem: o Largo da Matriz

Por Ademir Medici
06/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Na 3ª Semana São Bernardo, 2014, o tema é o mesmo de ontem: o Largo da Matriz. Trata-se, simplesmente, de um espaço imaginado e levado a frente no início do século 19, quando se projetou o desenho urbano da sede da Freguesia.

A comparação de imagens ao longo das décadas mostra que o Largo da Matriz sofreu alterações, algumas radicais. Para se ter uma ideia, as ruas São Bernardo e Santa Filomena se interligavam defronte à igreja: uma via pública cortava o Largo.

Didi Coppini (em artigo publicado na Folha do ABC), Fulvio Bechelli e Antonio Russo Neto trocaram mensagens por e-mail cada qual relembrando aspectos não preservados do Largo da Matriz. A começar pela antiga igreja em estilo colonial português, demolida para abrir espaço à atual.

Ontem, como hoje, governantes, religiosos e leigos passaram por cima da história que os antigos escreveram. Que no futuro pelo menos se discutam mais esses temas, antes de se erguer tapumes para levar ao chão nossas marcas.

O mosaico português perdeu terreno para as lajotas que se estragam prematuramente no chão do Largo da Matriz. O mosaico, ecologicamente mais importante. De se imaginar: o que substituirá o desenho geométrico dos mosaicos que emolduravam a Praça Samuel Sabatini, a do Paço Municipal, destruído para se fazer outro paliativo piscinão. Teremos um novo calçadão encardido, como o do Largo da Matriz? Triste.

Santos do dia

- Na estampa, São Liberato de Loro. Viveu no século 13.

- Beltrão

- Eleutério

- Fasto

- Ledo

- Mansueto

- Umberto

- Zacarias

- Santo Eleutério. Abade. Viveu em Roma no século 5.

FESTA DA BOA VIAGEM – 7

São Bernardo realiza amanhã a mais antiga manifestação folclórico-religiosa do Grande ABC, a Procissão dos Carroceiros.

A partir das 7h, na Paróquia São Geraldo Magella, a comunidade se encontrará em oração, aguardando a saída dos veículos e dos caminhantes em direção à Basílica-Matriz, no Centro.
Repete-se uma festa quase bicentenária.

Hoje – Santa missa às 16h na Boa Viagem. A partir das 17h, festa no Salão Paroquial. Barracas com comidas típicas serão montadas. Haverá show com bandas católicas.

Na Paróquia São Geraldo Magella, os últimos preparativos para a procissão de amanhã.

A Paróquia do Jardim Petroni fica à Rua Itamarati, 158.

A Basílica-Matriz no Largo da Matriz, Centro.

EM DEFESA DO ARQUIVO PÚBLICO – 20

Vamos construir uma catedral?

Depoimento: Ieda Bernardes Pimenta, diretora técnica do DGSAESP

De quantas pedras é feita uma catedral? Ela é construída pedra a pedra. Depois se torna aquela coisa tão monumental. E o que nos motiva a construir a catedral, já que é um trabalho tão pesado, de carregar pedra? É saber que aquilo será catedral um dia.

Essa labuta diária com os arquivos nos motiva porque a gente sabe que isso levará à construção de uma democracia mais forte, de uma cidadania mais participativa. E tudo isso tem a ver com construir uma vida melhor para todos.

Quando a gente enxerga isso por trás da labuta diária, aquilo faz sentido. E aí a gente não se sente inútil.

Amanhã, a 21ª aula

Um novo professor. Chama-se Izaias

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 6 de setembro de 1984 – ano 27, nº 5616

Manchete – Desempregados arrombam porta e invadem o Paço de São Bernardo.

News Seller há 50 anos

Domingo, 6 de setembro de 1964 – ano 7, nº 329

São Caetano – Inaugurado busto do senador Roberto Simonsen no saguão da Escola Técnica de Cerâmica Armando de Arruda Pereira, à Rua Niterói.

Em 6 de setembro de...

1914 – Primeira Guerra Mundial. Manchete do Estadão: derrota dos austríacos na Polônia; a Itália mobiliza a sua esquadra e concentra tropas na fronteira da Áustria.

Realiza-se, na Igreja de Nossa Senhora da Penha, em São Paulo, festa em louvor à padroeira.

1969 – Prefeito Newton Brandão inaugura o Grupo Escolar Professor Octaviano de Mello, no Jardim Stela.

1974 – Começa o Primeiro Congresso dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema.

Hoje

- Dia do Alfaiate

- Dia do Barbeiro

- Dia do Cabeleireiro.

- Dia do Hino Nacional Brasileiro.

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Boituva, criado em 1937, quando se separa de Porto Feliz; e de Ribeirão Branco, criado em 1892 quando se separa de Itapeva – extinto em 1934, recupera a autonomia em 1944.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flashback, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e notícias no tempo.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. Curiosidades sobre a Independência do Brasil e a verdadeira personalidade de Dom Pedro I, segundo a historiadora Isabel Lustosa; a tradição dos festejos Farroupilha no Rio Grande do Sul; o acervo do Centro Simão Mathias, sobre a história da ciência no Brasil e no mundo. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e às 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Entrevista ao vivo com a presidente da Adavida (Associação dos Deficientes Auditivos), Aparecida Fátima Negresiolo, que abordará os 17 anos da entidade. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, por caso do horário eleitoral, às 14h.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. A corrida espacial. O clima nos tempos da guerra fria e a disputa pela primazia de colocar os pés na lua. Músicas brasileiras que faziam sucesso na época (década de 1960) e os principais lançamentos feitos nas bases espaciais dos EUA e da URSS, culminando com a chegada da Apollo 11 à lua no dia 20/7/69. O programa começa com o Sputnik e termina com a Apollo 11. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;