Política Titulo Programa Celso Daniel
Eixo Tamanduatehy será prioridade ao governo Grana

Tiago Nogueira afirma que meta do segundo semestre será modificar lei para atrair empresas

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
26/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


Secretário de Relações Institucionais do governo Carlos Grana (PT), de Santo André, Tiago Nogueira (PT) afirmou que uma das prioridades do Paço para o segundo semestre será aprovar mudanças na Luops (Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo).

A reformulação na legislação terá como essência a retomada do Eixo Tamanduatehy, projeto idealizado pelo prefeito Celso Daniel (PT, morto em 2002) para incentivar instalação de indústrias ao longo da Avenida dos Estados.

O objetivo da administração é restringir a construção de residências às margens da via para dar prioridade a grandes empresas. Levantamento feito pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Santo André indicou que a cidade acolhe 2.436 indústrias, sendo somente oito com mais de 500 funcionários – 98,35% são micro e pequenas.

“O projeto do Eixo Tamandatehy não poderia ter sido interrompido como foi. O prefeito Grana pediu que a atração de empresas seja obsessão do governo”, adiantou Tiago, destacando a intenção de aumento substancial na arrecadação de impostos provenientes da indústria e geração de empregos.

Apresentado em 1997 por Celso Daniel como parte do programa Santo André – Cidade Futuro, o Eixo Tamanduatehy tinha concepção de criação de faixa industrial às margens do Rio Tamanduateí e obras de Mobilidade Urbana para garantir melhor fluxo de cargas da Avenida dos Estados ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, por meio da Avenida Jacu-Pêssego, na Capital.

Após a morte de Celso, a proposta foi colocada de lado. Tiago reconheceu falhas até na gestão de João Avamileno (PT, de 2002 a 2008) por não levar adiante as ideias de Celso Daniel.

POLO TECNOLÓGICO
As alterações projetadas na Luops praticamente selarão a instalação do Polo Tecnológico ao longo da Avenida dos Estados, embora terrenos no Parque Andreense também sejam especulados.

Com a retomada do Eixo Tamanduatehy e a consolidação do Polo Tecnológico, a gestão Grana espera reverter o quadro de desindustrialização de Santo André. Em dez anos, o PIB (Produto Interno Bruto) industrial andreense recuou quase 2,5%, enquanto a atividade econômica no Grande ABC cresceu 51,52% no período.
(Colaborou Fábio Martins) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;