Setecidades Titulo 7 de Setembro
Desfiles cívicos marcam Dia da Independência no Grande ABC

Marcha de militares foi atração do feriado de 7 de Setembro em Santo André, São Caetano e Diadema

Cadu Proieti
Caroline Ropero
08/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Não foi às margens do Ipiranga, mas a população do Grande ABC também deu seu grito de Independência. Em três das sete cidades, desfiles cívico-militares realizados na manhã de ontem marcaram os festejos de 7 de Setembro na região. As apresentações contaram com equipes do Exército, polícias Militar e Civil, GCM (Guarda Civil Municipal), Corpo de Bombeiros e fanfarras das escolas municipais.

“É importante homenagear essas pessoas que no passado fizeram do Brasil o que é hoje, com liberdade de expressão e democracia. Por isso, temos de reverenciar o povo que fez história no País. Esse ato cívico realmente simboliza essa homenagem”, comentou o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB). Na cidade, o evento reuniu cerca de 8.000 espectadores na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Santa Maria.

O GCM do município Edson Rocha, 51 anos, desfilou pela 20ª vez, só que ontem teve um gosto diferente: foi a primeira vez que ele se apresentou junto com a neta, de 3, que também usou uniforme mirim da corporação municipal. “Foi emocionante e ela gostou bastante. Todos deveriam participar desse ato cívico, pois é um marco de nossa história”, salientou. 

Em Santo André, o desfile reuniu aproximadamente 4.000 pessoas. O montador Wagner Gingaro, 31, levou os filhos Matheus, 9, e Heloisa, 4, para conhecerem mais sobre o Dia da Independência do País. “Este dia é essencial e importante para a educação das crianças. No meu tempo, a gente tinha de cantar o hino na escola. Hoje em dia ninguém mais sabe sobre a história do Brasil”.

Para o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), este 7 de Setembro teve “sabor especial” por conta do contexto político mundial atual. “É um momento em que refletimos a questão da soberania, principalmente em tempos que a nossa presidente da República (Dilma Rousseff) foi vítima de espionagem por parte do governo norte-americano, o que precisa ser investigado. Então, neste ano, a data é importante para reafirmar a nossa autonomia”, afirmou.

Em Diadema, cerca de 8.000 pessoas participaram do desfile cívico na Avenida 7 de Setembro. Para dar início ao festejo, o prefeito Lauro Michels (PV) hasteou a Bandeira do Brasil. “É importante a participação das crianças para que aprendam sobre patriotismo e civilidade. Elas são o futuro do País e do município”, disse o chefe do Executivo.

Todos os anos, a munícipe Helenita Ferreira Mendes, 60, assiste ao evento. “Até desfilei no ano passado. Sou muito patriota. Neste ano foi bonito, mas antigamente era bem melhor, pois os alunos marchavam e tinham de cantar o Hino Nacional. Era emocionante”, relembrou.

Para José Joaquim de Oliveira, 44, todo brasileiro deveria acompanhar a comemoração. “É um modo de demonstrar amor pelo País”, conta o operador de máquinas, que levou o filho de 8 anos para desfilar com a turma da escola.

Crianças se divertem com apresentação

Os desfiles cívicos em comemoração ao Dia da Independência do País reuniram grande quantidade de crianças em Santo André, São Caetano e Diadema, tanto para se apresentar quanto para assistir. “Estava bem animada. Ano que vem quero participar de novo”, disse Marília Gabriela Rodrigues, 9 anos, que desfilou em Diadema.

Para o pai da garota, Deivid Luiz da Silva, 32, a experiência ensina a respeitar e amar a Pátria. “Não dá para homenagear o País e pintar as ruas só na Copa do Mundo. Tem de lembrar dessa data sempre”, comenta o operador.

Na sexta-feira, o garoto Válber de Souza, 8, já estava na expectativa pelo dia do desfile. “Trouxe meu filho para participar. Ele nem dormiu direito à noite, de tão ansioso que estava”, afirmou Rosana Bastos de Souza, 39, mãe do menino.

Grande parte das crianças que foram aos eventos como espectadoras, principalmente as mais novas, se divertiu bastante quando os carros do Corpo de Bombeiros passaram pelas avenidas. “Meu filho não parava de gritar quando viu os caminhões. A gente só o trouxe aqui porque ele gosta muito da corporação e dos policiais militares também. É um ótimo programa familiar”, afirmou Rita Rodrigues D’Angelo, 30, mãe do pequeno Bruno, 2, que assistiu ao desfile de São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;