Setecidades Titulo Saúde
Médicos no Grande ABC
criticam não revalidação

Profissionais do Exterior apoiam Mais Médicos,
mas dizem que exame seria garantia de qualidade

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
03/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
PMRP


Médicos estrangeiros que já atuam na região apoiam o programa Mais Médicos, do governo federal, mas criticam o fato de os profissionais não fazerem o exame de revalidação do diploma, como eles fizeram para atuar aqui.

A primeira brasileira selecionada na ação federal começa a trabalhar hoje, em São Bernardo (leia mais abaixo). O médico de Santo André iniciará atendimento no dia 9, na Unidade de Saúde do Jardim Irene 2, e o de Ribeirão Pires, que trabalhará na USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Quarta Divisão, tem até sexta-feira para se apresentar à Prefeitura.

Os outros quatro médicos selecionados, que se graduaram fora do País e irão para Santo André, São Bernardo e Rio Grande da Serra, começam a partir do dia 16. Eles não precisaram passar pelo Revalida (Sistema de Revalidação de Diplomas Médicos).

Um dos que criticam a não aplicação do exame é o ginecologista obstétrico do Hospital Nardini, em Mauá, Tomás Patricio Smith-Howard, 56 anos. Ele nasceu no Panamá, onde iniciou a graduação. Há 33 anos, decidiu transferir a faculdade para a USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, onde passou pelo exame de revalidação curricular da época, na própria universidade. “Em qualquer país sério, a revalidação do diploma é fundamental, porque atesta a qualidade da formação do médico, que lida diretamente com a vida das pessoas.”

Mesma opinião tem o cardiologista peruano Luiz Natividad, 36, há sete anos no Brasil e um ano e meio na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia, em Ribeirão Pires. “A universidade de Saúde de Cuba é muito conhecida em todo o mundo por sua qualidade. Os próprios cubanos que vêm para cá pelo programa deveriam manifestar o desejo de passar pelo teste para provar que são bons médicos”, diz o profissional, que atua com colegas brasileiros formados em Cuba na unidade de Saúde, e todos passaram por revalidação.

No caso de Natividad, ele fez o exame há cerca de dois anos, já que, quando chegou ao Brasil, focou-se nos estudos para o doutorado em imunologia. “Como fiquei mais na academia nesse período, a minha adaptação à Língua Portuguesa foi tranquila, porque não precisava fazer diagnóstico. Nesse caso, saber o idioma é essencial.”

Essa foi a principal dificuldade de Smith-Howard em sua adaptação no País. “Aprender o idioma exige tempo e dedicação, principalmente por conta dos regionalismos, tão comuns no Grande ABC por conta da migração.”

O médico lembra a dificuldade em compreender o que era uma casa de pau a pique, que apresenta maior risco de ter barbeiros que transmitem a doença de Chagas. “Não tinha referência no Panamá sobre esse tipo de moradia, então, só o tempo mesmo para conseguir entender tudo. E isso influencia diretamente no modo como o médico atende, pois é essencial entender a queixa do paciente para indicar os exames certos e fazer o diagnóstico.”

DIFICULDADES

O médico da Família boliviano Rolando Jorge Santivanez Villarroel, 40, atua na Unidade de Saúde do Parque Miami desde 2011. Está no País há nove anos, onde veio primeiro para o Rio de Janeiro a fim de se especializar. Ele chegou a ficar quase um ano desempregado por conta do custo de fazer o exame. “Sem registro no CRM (Conselho Regional de Medicina), não conseguia emprego. Eu e minha esposa batalhamos e fizemos a revalidação dos nossos diplomas ainda pela universidade e, para tanto, gastamos R$ 14 mil os dois.”

Na época não havia o Revalida, gratuito, que surgiu em 2011. Mesmo assim, Villarroel defende o exame. “É a forma de comprovar que os conhecimentos adquiridos na universidade estão de acordo para atender bem o paciente.”

Pacientes valorizam simpatia e atenção no Parque Miami

O médico do Programa Saúde da Família da Unidade de Saúde do Parque Miami Rolando Jorge Santivanez Villarroel, 40 anos, é querido entre os pacientes. A primeira coisa que dona Maria Lúcia da Silva Calhegare, 64, perguntou à equipe do Diário após a consulta foi se ele seria levado embora. “Não podem tirar ele daqui. Ele me ajuda, é atencioso e tem paciência para ouvir.”

Com jeito tranquilo, fala mansa e atento aos detalhes, Villarroel se destaca entre os profissionais que, muitas vezes, não dão a atenção necessária aos pacientes, algo corriqueiro no sistema público de Saúde. Abraços, apertos de mão e sorrisos são comuns na rotina de consultas na unidade e visitas aos pacientes na região do Parque Miami, uma vez por semana.

“Não acho que o fato de ele ser estrangeiro muda alguma coisa. Ele cuida bem do meu pai, é o que importa”, diz a dona de casa Silmara Gilber, 45, filha do seo Miguel Gilber, 67, que após ficar internado por causa de câncer de pulmão, é atendido em casa.

Com falta de ar, seo Miguel não consegue falar direito, mas quando é questionado se gosta do médico, abre o sorriso e balança a cabeça em sinal positivo.

Em sua carreira de nove anos no País, Villarroel atuou em cidades do Amazonas juntamente com a mulher, que também é médica. “Era um povo muito carente, principalmente em Eirunepé, cidade pequena e afastada de Manaus.”

Ele cogitou ficar em Coari, também no Amazonas, mas quando a gestão mudou, teve dificuldades em receber o pagamento. “Tenho esposa e filha e não podia ficar sem salário. Por isso, vim para cá.”

Na Bolívia, o médico passou pelo chamado serviço rural obrigatório, na universidade. “Fui enviado para Bolivar, uma região de altitude e o lugar mais carente onde trabalhei. Ali, vi a vida de outra forma e me tornei um médico melhor.” Os pacientes andreenses assinam embaixo.

Primeira médica começa a atender hoje

A primeira médica brasileira selecionada no Mais Médicos, do governo federal, a vir para a região começa a trabalhar hoje, em São Bernardo. Katia Regina Marquinis se formou em 1999 na Faculdade de Medicina de Jundiaí, no interior de São Paulo, especializou-se em oftalmologia e atuou a maior parte da carreira no SUS (Sistema Único de Saúde) ou como voluntária.

“Escolhi fazer Medicina para ajudar os outros. Sei que é uma obrigação do governo, mas acho que a sociedade deve colaborar”, disse Katia, que vai trabalhar na UBS (Unidade Básica de Saúde) Batistini.

A médica, que nasceu na Capital, mora em apartamento na Vila Mariana. Ela clinicará em região carente de São Bernardo. “Tinha passado de carro pelo local e me chamou a atenção”, disse, e acrescentou: “Se no Grande ABC, que é uma região rica, há falta de médicos, imagine como é no Nordeste do Brasil.”

Katia disse ter se surpreendido com a estrutura da UBS. “É uma unidade avançada.”

Para a médica, o programa levará atendimento a muitas pessoas que não tinham acesso a consultas. “É um projeto audacioso, que tem tudo para dar certo. Vai onde a iniciativa privada não vai”, opinou, e afirmou ainda que se inscreveu no Mais Médicos porque é uma questão de levar cidadania a quem mais precisa.

Em Santo André, que também foi contemplada pelo programa, o profissional brasileiro Pedro Ivo Cunha Barros, que se formou no Rio de Janeiro e atenderá na Unidade de Saúde do Jardim Irene 2, começa a trabalhar na segunda-feira.

Já em Ribeirão Pires, o médico brasileiro selecionado pelo governo federal tem até sexta-feira para se apresentar à Secretaria de Saúde e, só então, será definida a data em que ele começará a atuar. (Guilherme Monfardini)

Falta de profissionais adia estreia em várias partes do País

A estreia do programa Mais Médicos foi adiada em várias partes do País pela falta de profissionais. Embora o cronograma oficial estabelecesse ontem como o dia em que 1.096 médicos deveriam se apresentar para o início das atividades, em várias regiões eles não apareceram. O Ministério da Saúde não tinha estimativa sobre as ausências.

Em Brasília, dos 15 profissionais inscritos, apenas nove se apresentaram. “A leitura que se faz é que eles se inscreveram sem convicção sobre se gostariam de integrar o programa”, opina a subsecretária de Atenção Primária de Saúde do Distrito Federal, Rosalina Aratani Sudo.

Em Araguaina, no Tocantins, dos quatro médicos esperados, apenas um se apresentou. Dois disseram que não viriam e outro, que perdera o avião. “Vamos esperar esta semana. Mas a esperança é quase nula”, afirmou o superintendente de Atenção Básica da cidade, Osmar Negreiro Filho.

Em Imperatriz, no Maranhão, dos quatro inscritos, apenas um compareceu. “Está claro que essa ausência é fruto de boicote”, disse o coordenador de Atenção Básica Anderson Gomes Nascimento.

Na cidade baiana de Feira de Santana, também quatro médicos foram selecionados e somente um se apresentou.

As prefeituras têm até dia 12 para informar quantos médicos ingressaram no programa. Atrasos até essa data podem ser tolerados e compensados com desconto de dias de férias ou horas extras. (da AE) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;