Claúdio Conz Titulo Qualificação
A revolução do aprendizado

Treinamentos on-line são uma realidade cada vez mais presente nas cadeias de varejo

Cláudio Conz
20/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Uma questão que coloco em pauta e que venho repetindo é a falta de profissionais devidamente qualificados no mercado brasileiro. Quando falamos então do setor da construção civil, a falta de mão de obra é uma carência que toma conta do cenário e não é de hoje. Nos demais segmentos também encontramos esta dificuldade. Mas a democratização do ensino por meio da tecnologia pode representar grande avanço no treinamento e na formação de pessoas.

Algumas pessoas criticam o chamado e-learning. Mas é importante destacar que este tipo de ensino não chegou para substituir os métodos tradicionais, da mesma maneira que a internet não substituiu a TV. Trata-se de uma importante ferramenta, que pode romper barreiras geográficas e temporais. Este método permite facilidade de acesso ao conhecimento e flexibilidade de horários nunca vistas antes. O ritmo de aprendizagem pode ser definido conforme a necessidade. Também pode-se reduzir o tempo de formação do estudante. O sistema possibilita a formação de grande número de pessoas ao mesmo tempo e também se pode personalizar o conteúdo transmitido. E os custos são bem menores, se comparados à formação convencional.

No caso das empresas, trata-se de ferramenta extremamente versátil, capaz de garantir que os objetivos da organização quanto às metas de capacitação e formação de pessoas sejam plenamente atingidos.

Os treinamentos on-line são uma realidade cada vez mais presente nas cadeias de varejo. Vou citar um case de sucesso da entidade da qual sou presidente, a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção). Nós decidimos atender às demandas dos lojistas no que diz respeito à formação de vendedores para o varejo de material de construção e lançamos um projeto intitulado Academia de Vendas, com o propósito de capacitar os profissionais para que as lojas vendam mais e melhor.

Totalmente baseado em vídeo-aulas, o programa já conta com mais de 5.000 alunos, em mais de 400 lojas espalhadas por todo o País. A Academia de Vendas oferece vídeos de aproximadamente 45 minutos, com 50 cursos, divididos em seis níveis de conhecimento e com ênfase em sistema construtivo; o aluno faz uma prova ao final de cada curso.

VANTAGENS

As vantagens deste tipo de treinamento são inúmeras. Em primeiro lugar, a loja pode escolher o horário e os dias para a realização das aulas. A implantação do sistema é fácil e rápida. E o resultado é uma melhora significativa do desempenho dos vendedores. Estudos comprovam que os vendedores qualificados por este programa se tornam especialistas e atendem melhor seus clientes, aumentando em cerca de 30% o tíquete médio de vendas no estabelecimento.

Sem dúvida, iniciativas como esta podem revolucionar sobremaneira os treinamentos e a gestão do desenvolvimento das pessoas nas companhias. Como conselheiro do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) da Presidência da República, temos trabalhado para promover ações neste sentido. Se você é empresário do segmento de material de construção, procure saber mais. Se você é de outro setor, busque recursos para fazer algo semelhante. Isso está fazendo toda a diferença para nossas lojas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;