Economia Titulo
GM reforça fidelização de clientes
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
04/06/2005 | 08:21
Compartilhar notícia


Levar clientes à linha de montagem da fábrica para conhecer de perto a produção de um veículo como forma de fidelização. Esse foi o objetivo do programa Clientes na Fábrica promovido na última quinta-feira pela General Motors em São Caetano para consumidores que adquiriram o Astra. Os participantes do programa puderam checar algumas etapas da linha de produção da montadora, que finaliza um veículo a cada 84 segundos, totalizando 630 carros por dia.

O programa Clientes na Fábrica ocorre uma vez por mês. Na noite de quinta-feira, o Diário acompanhou com exclusividade a 20ª edição. Assim como a GM, montadoras como Volkswagen, Daimler-Chrysler e Ford também abrem suas portas para visitas de consumidores, fornecedores e familiares.

Cerca de 50 pessoas, entre clientes e acompanhantes, começaram a visita pela funilaria, área na qual modelos como o Corsa, Astra e Vectra passam por processos de estruturação, montagem e acabamento da carroceria. No setor trabalham 670 funcionários em dois turnos, divididos em 65 times. "É aqui que nasce o veículo, onde o carro começa a ganhar identidade", afirma Silvio Boscolo, gerente noturno de Funilaria e Pintura. Os clientes tiveram a oportunidade de observar o processo de soldagem da carroceria, que envolve de 4 mil a 4,5 mil pontos.

No setor de tapeçaria, os visitantes puderam checar etapas da montagem de um veículo: colocação de fiação elétrica, cintos de segurança, isolantes, forrações, tapetes, faróis, lanternas, painel de instrumentos, vidros, bancos, pára-choques e portas. "O programa é importante, pois traz uma oportunidade para que a empresa obtenha um retorno dos clientes em relação aos produtos desenvolvidos", afirma Ricardo Farinelli, supervisor da Área de Qualidade.

Ampliação - Na fábrica de São Caetano, a ação Clientes na Fábrica é voltado para compradores do Astra, mas a montadora planeja estender o programa para consumidores de outros veículos fabricados ali, como o novo Corsa, Classic e Vectra. Os clientes são escolhidos por meio de seleção feita pelo Departamento de Vendas com base no relacionamento com cerca de 50 concessionárias na Grande São Paulo.

O Astra começou a ser produzido na unidade de São Caetano no final de 1998, inicialmente no modelo hatch 2 portas. A versão sedan foi lançada no ano seguinte e o hatch 4 portas em 2002.

Na unidade da região trabalham 8,5 mil funcionários, sendo 6 mil pessoas no processo produtivo que lidam com aproximadamente 9 mil componentes de 400 fornecedores. No complexo do Grande ABC também funciona um Centro Tecnológico que abriga cerca de 2 mil engenheiros. No último trimestre deste ano, a versão atual do Vectra terá produção descontinuada e será substituída por uma nova, com um projeto totalmente novo.

Open House - Nos próximos dias 9 e 10 de junho, a GM promove pela terceira vez na fábrica de São Caetano o programa Open House, que reunirá 21 mil filhos e parentes de funcionários da empresa. As edições anteriores ocorreram em 1989 e 1992.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;