Internacional Titulo
Israel e Palestina querem obter acordo até fevereiro
Do Diário do Grande ABC
26/01/2000 | 14:45
Compartilhar notícia


Negociadores israelenses e palestinos começaram no domingo negociaçoes intensivas para concluir acordo sobre o estatuto final da Cisjordânia e da faixa de Gaza em meados de fevereiro.

As delegaçoes que assistiram a estas reunioes estavam lideradas pelo chefe palestino, Yasser Abed Rabbo, e o israelense Oded Eran, anunciou esta fonte, sem precisar o lugar do encontro.

O primeiro-ministro israelense, Ehud Barak, em visita a Estocolmo, afirmou esta quarta-feira que Israel abrirá ``na próxima semana com os palestinos conversaçoes maratonianas sobre a maneira de pôr fim ao conflito', comentando uma reflexao sobre os temas pendentes, em especial a questao dos refugiados.

``Depois deste período de dez dias ou duas semanas poderíamos trabalhar no projeto de um acordo, estou otimista, mas sem ilusoes, o caminho estará cheio de obstáculos', ressaltou o chefe do governo israelense.

``Propomos começar aqui as negociaçoes intensas com os israelenses e continuar em Washington no início de fevereiro', declarou nesta terça-feira, Abeb Rabbo.

O objetivo das conversaçoes seria conseguir um acordo sobre o estatuto dos territórios palestinos antes de 13 de fevereiro, prazo previsto no acordo de Sharm el-Sheikh de 5 de setembro.

O estatuto definitivo deve definir a demarcaçao das fronteiras da entidade palestina, o destino das colônias judaicas e dos refugiados palestinos, no estatuto de Jerusalém, além dos acordos de segurança e divisao do mar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;