Nacional Titulo
RJ lembra um ano da morte de Tim Lopes
Por Do Diário OnLine
02/06/2003 | 14:07
Compartilhar notícia


Um ato ecumênico lembrou nesta segunda-feira um ano da morte do jornalista Tim Lopes, da Rede Globo. O repórter foi raptado, torturado e morto depois que traficantes do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, descobriram que ele fazia uma reportagem sobre o aliciamento de menores de venda de drogas em bailes funk do morro.

Parentes, amigos e colegas de profissão do repórter participaram de uma homenagem na Associação Brasileira de Imprensa. Durante a solenidade, foi lançado um carimbo dos Correios em homenagem a Tim Lopes.

Na ocasião da morte do repórter, o governo do Rio de Janeiro prometeu realizar uma série de ações sociais no Complexo do Alemão. Porém, desde então, apenas uma creche foi erguida na região. O governador Anthony Garotinho também defendeu a implementação de programas no local para combater a criminalidade. "O bom trabalho social deve ser completado com o trabalho social", disse.

Nesta segunda-feira, a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro anunciou que estudava a possibilidade de implodir a gruta da Vila do Cruzeiro, localizada no Complexo do Alemão. O local era usado pelos traficantes da região para queimar os corpos de suas vítimas.

Técnicos da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e agentes do Esquadrão Antibombas realizaram uma inspeção no local para saber qual a quantidade de explosivo necessário para a implosão e o tamanho da área que deverá ser isolada, mas a operação foi abortada pelo governo fluminense.

Depois que o corpo de Tim Lopes foi encontrado no local, cerca de 200 ossadas foram localizadas na gruta. O traficante Elias Maluco foi apontado como o responsável pelo crime. Ele e seus comparsas foram presos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;