Política Titulo
Avamileno diz que viação São José forjou denúncias
Por
28/06/2002 | 00:05
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, João Avamileno (PT), afirmou nesta quinta-feira que a Viação São José de Transportes forjou as denúncias do suposto esquema de propinas durante a gestão do prefeito Celso Daniel, assassinado em janeiro. Segundo Avamileno, a empresa de ônibus, apoiada em "setores conservadores" do município, teria utilizado o irmão do prefeito morto, o médico João Francisco Daniel, como "laranja". De acordo com o prefeito, a São José forjou a denúncia como uma forma de represália a uma auditoria aberta pela prefeitura para investigar falcatruas cometidas pela companhia.

De acordo com Avamileno, a prefeitura havia fechado acordos para melhoria do transporte coletivo de Santo André com a empresa, o que permitiu a São José captar recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "A empresa não cumpriu os acordos, nós ainda o renovamos por dois meses, ela continuou descumprindo e utilizou os recursos do BNDES para outros fins", acusou o prefeito.

De acordo com Avamileno, a prefeitura determinou que fosse aberta a auditoria nas contas da São José. "A partir deste momento começaram as articulações para apresentar este falso escândalo", disse. Avamileno reafirmou que as denúncias são inteiramente infundadas e que já encaminhou ao Ministério Público mais de 60 mil cópias de documentos que comprovam a isenção dos contratos da prefeitura.

O deputado federal João Paulo Cunha, líder do PT na Câmara dos Deputados, que também participou do ato de desagravo ao deputado José Dirceu, reforçou as acusações de Avamileno e disse que há "uma clara armação em curso" para comprometer a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (candidato do PT à Presidência).

"As bases das denúncias são fraudulentas e mentirosas e o processo judicial é tão frágil que permitiu sequer que um dos principais acusados, o secretário de Serviços Municipais, Klinger Luiz de Oliveira Souza, se defender. Ele ainda não sabe exatamente do que é acusado", disse. A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), participou do ato no auditório Franco Montoro, trazendo um ramalhete de flores para Dirceu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;