Memória Titulo
Eram jovens os rapazes do Chora na Rampa

O bloco Chora na Rampa, para o Carnaval de Santo André, surgiu há 50 anos - 1959 - e sobreviveu por 10 anos, já com o nome...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O bloco Chora na Rampa, para o Carnaval de Santo André, surgiu há 50 anos - 1959 - e sobreviveu por 10 anos, já com o nome de Bronca Clube. Era um bloco formado por jovens do Centro de Santo André. Sobreviveu a um período em que a riqueza maior do Carnaval andreense era formada pelos ranchos Ocara e Panelinha. Acontece que o Chora na Rampa ou Bronca Clube tinha blocos concorrentes à altura, como o Beco do Conforto e Cartolinha, e isso dava vida às disputas carnavalescas de uma Santo André operária e onde todos se conheciam.

Para entender o que foi o Chora na Rampa ou Bronca Clube basta fazer um passeio pelo Centro de Santo André e os vários pontos que abrigaram aqueles jovens hoje sessentões ou setentões. Paulo Serra faz a lista:

1 - Rua Elisa Flaquer, ao lado do Primeiro de Maio FC;

2 - Largo da Estátua junto ao Restaurante Panamericano, do Sr. Dell´Aringa e Sr. Sebastião.

3 - Restaurante Balderi, em frente ao Carlos Gomes.

Os componentes do Chora na Rampa e Bronca Clube se encontravam aos domingos, nas primeiras sessões do Cine Tangará - coqueluche do momento. Subiam a Oliveira Lima em direção à sede do Ocara, na Padaria Matinal. Passavam pela sede da AUSA - Associação dos Universitários de Santo André - , num segundo andar da mesma Oliveira Lima, altura da Rua Primeiro de Maio. Alcançavam a sede do Panelinha, no Largo do Quitandinha - o Bar Quitandinha era propriedade do Sr. Chico, um senhor português.

Outros pontos frequentados pelos jovens do Chora na Rampa e depois Bronca Clube: a Caverna do Primeiro de Maio, a Padaria Ideal, a Padaria Central. Ou então a Pizzaria Dal´Olio da General Glicério e a Pizzaria Jóia, então localizada na Avenida de Quinze de Novembro, do Sr. Valdemar Marcolin.

Todas essas lembranças foram curtidas no 1º Reencontro do Bronca Clube, em 1983, que levou à cidade de Tietê umas 50 pessoas; e serão revividas depois de amanhã, no 2º Reencontro. Um jeito de lembrar da juventude, do Bronca, das competições esportivas e carnavalescas, mas, especialmente, de uma Santo André tão próxima e tão distante no tempo.

2º REENCONTRO DO BRONCA CLUBE. Quando: quinta-feira, dia 12, às 19h30; local: Pizzaria do Bigode, à Avenida Lino Jardim, 884, em Santo André; contatos: Paulo Serra (8521-8294); Salim (9898-4977); Milton (9662-7203); Dinei (4438-2811).

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 10 de novembro de 1979

Manchete - Novas medidas vão reduzir dependência energética do País.

Polícia - Funcionário assaltado: dupla rouba dinheiro do pagamento em Diadema.

Sindicalismo - Começa a mobilização dos metalúrgicos do Grande ABC, visando a campanha salarial de 1980. Salário profissional é a meta.

Engenheiro do Ano - Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Grande ABC elege Dorival Sortino o Engenheiro do Ano em 1979.

Santo André - Quebra de caminhão na confluência da Rua Carlos de Campos e Avenida Quinze de Novembro faz trânsito parar no Centro.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Professor Hayek retorna ao Brasil - referência ao Friedrich Von Hayek, Prêmio Nobel de Economia em 1974.

EM 10 DE NOVEMBRO DE...

1879 - Leon Trotski nasce na Ucrânia. Foi o criador do exército vermelho e teórico da 'Revolução Permanente' na Rússia.

1915 - Dom Jorge Marcos de Oliveira nasce no Rio de Janeiro. Foi o primeiro bispo diocesano de Santo André e Bispo Emérito do Grande ABC.

1969 - Dado o nome de Brigadeiro Faria Lima à avenida em construção à marginal do Rio dos Meninos, no Centro de São Bernardo.

HOJE

Dia do Trigo. Dia do Deficiente Auditivo.

SANTOS DO DIA

André Avelino, Demétrio, Florência, Leão Magno e Ninfa.

Leão Magno foi papa durante 21 anos e doutor da Igreja. Faleceu em Roma no ano 461.

ALMANAQUE

Carlinhos Augusto

Nome: Carlos Augusto Alves dos Santos

Nascimento: Santo André, 10 de novembro de 1963.

Vereador: 1989 a 2004.

Presidente da Câmara: 2001 e 2002.

Partido: PT.

Carpinteiro de profissão, já foi lavrador, manobrista de veículos, montador, assessor pastoral e assessor parlamentar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;