Nacional Titulo
Marta Suplicy diz que transporte de idosos será remunerado
Por Do Diário OnLine
06/06/2003 | 17:08
Compartilhar notícia


Na tentativa de encerrar as reclamações de que ônibus e lotações não atendem "bem" os idosos que precisam utilizar transporte coletivo na cidade de São Paulo, a prefeita Marta Suplicy anunciou nesta sexta-feira, em entrevista ao programa Bom Dia São Paulo, da Rede Globo, que as empresas e perueiros legalizados serão remunerados por esse serviço.

Desde a implantação do novo sistema de transporte, no dia 17 de maio, a Prefeitura tem recebido reclamações de que ônibus e lotações não param nos pontos quando vêem pessoas mais velhas esperando, já que os idosos têm assento especial reservado e não pagam pela passagem.

O problema do não atendimento aos idosos aumentou porque 226 linhas de ônibus foram extintas e substituídas por vans e microônibus, que não querem 'perder' dinheiro dando vaga para um usuário não-pagante.

Marta Suplicy disse apenas que a medida deve entrar em vigor "nos próximos dias", mas não especificou a data para implementação. O controle do benefício, segundo a prefeita, será feito pela utilização do cartão do idoso nas catracas. "Vamos fazer uma estimativa e remunerar todos, pois não podemos mais aceitar essas atitudes. Vamos pagar a passagem de cada uma dessas pessoas", afirmou.

A prefeita disse ainda que a Secretaria de Transportes está preparando "cursos de boa educação para os perueiros", já que agora "eles fazem parte, oficialmente, do sistema de transporte público e precisam aprender a ser mais gentis e ter cidadania".

Pela lei, o transporte público no Brasil deve ser gratuito para mulheres com mais e 60 anos e homens acima de 65 anos. Dados citados pela prefeita dão conta de que 360 mil pessoas na cidade têm o cartão do idoso. Pelo novo sistema de transporte, as peruas e lotações têm que reservar, no mínimo, dois assentos aos idosos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;