Cultura & Lazer Titulo
Heróis gauleses celebram 50 anos
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
15/11/2009 | 07:11
Compartilhar notícia
Divulgação


Os personagens de história em quadrinhos parecem nunca envelhecer, mas o tempo passa para todos. Após divertirem muitas gerações, os gauleses mais famosos do mundo ganham homenagem em O Aniversário de Asterix e Obelix - O Livro de Ouro (Editora Record, 56 págs., R$ 25,90), o 34º da série. O livro é lançado para festejar os 50 anos da primeira aparição dos personagens em publicações francesas, comemorado no último dia 29.

Ao contrário do que se pode esperar, não se trata de uma nova aventura da dupla de brigões bigodudos, mas sim de uma leve história que mostra os preparativos da aldeia para a comemoração do aniversário. O início surpreende por dar forma ao seu universo levando-se em conta que as cinco décadas tivessem realmente se passado e todos os habitantes do local tivessem envelhecido. Após bronca no responsável pela ideia, Asterix e seus companheiros voltam aos velhos e conhecidos traços.

O divertido do livro é verificar como os amigos da dupla os veem e como imaginam ser a homenagem perfeita para eles. Um grupo começa a projetar parque temático dedicado aos fiéis amigos. A dramaturga Toniacarrerus já vislumbra ver suas diversas aventuras pelo mundo contadas em Esses Romances São Loucos!, o maior espetáculo teatral de todos os tempos. A mulher de Veteranix se propõe a confeccionar novas vestimentas para os heróis, levando Obelix por viagem na evolução da moda durante os séculos.

Destaque para as engraçadas visões de um gaulês que, por meio da ajuda dos oráculos, afirma que no futuro eles serão conhecidos em todo o mundo e que será erguido um enorme museu para preservar seu legado. Entre suas salas estão espalhados inusitadas versões de grandes obras de alguns dos principais artistas de todos os tempos, casos de Rodin, Delacroix, Munch, Manet, Arcimboldo e David.

AUTORES - Asterix e seus amigos gauleses foram criados em outubro de 1959 pelos franceses René Goscinny (1926-1977) e Albert Uderzo. Após a morte do principal roteirista, Uderzo seguiu em frente assumindo também os textos. Além dos livros, os personagens deram origem a oito animações, três filmes para o cinema e um parque temático localizado em Plailly, nos arredores de Paris. Hoje, aos 82 anos, o desenhista fez de O Aniversário de Asterix e Obelix sua última aventura ao lado da dupla e passa para uma nova equipe a responsabilidade de continuar seus contos ao longo dos tempos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;