Política Titulo
ABC reprova segurança, diz pesquisa
Por Arthur Lopez
Do Diário do Grande ABC
19/11/2005 | 08:14
Compartilhar notícia


Segurança e geração de renda são os pontos críticos para a população de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Esta é uma das conclusões da pesquisa semestral realizada pelo Imes (Universidade Municipal de São Caetano) para formar o perfil socioeconômico dos moradores dessas cidades. O estudo aponta também que a satisfação maior entre os serviços prestados pelas prefeituras, conforme notas de zero a 10 para cada item, é o abastecimento de água, seguido pela coleta seletiva e pelo sistema de esgoto.

A pesquisa, realizada durante o mês de setembro, pouco antes do referendo sobre o desarmamento, repete a preocupação da população com o desemprego e a violência, constatada em janeiro pelo Instituto Brasmarket. Esse outro levantamento publicado pelo Diário questionava a população sobre qual seria a prioridade para os novos prefeitos garantirem melhor qualidade de vida na região. Naquele momento, a saúde foi o ponto mais votado, seguida de geração de emprego e segurança.

De acordo com a professora Maria do Carmo Romeiro, que coordenou a pesquisa do Imes, São Caetano obteve de seus moradores uma média mais alta em cada serviço. No critério da professora, as notas acima de oito demonstram uma satisfação espontânea com o item apresentado; as de 6 a 8, uma aprovação crítica, e abaixo de seis uma reprovação. Dessa forma, a população de São Caetano só reprova as ações de habitação, participação popular e geração de renda. Mesmo assim, o prefeito José Auricchio Júnior (PTB) tem o índice de 75% de aprovação.

Nove dos 18 itens em São Bernardo foram reprovados pelos moradores que opinaram na pesquisa do Imes. No entanto, na avaliação pessoal, o prefeito William Dib (PSB) obteve o maior índice de aprovação, com 81%. Maria do Carmo ressalta que o levantamento feito demonstra "o que a população olha com satisfação" nos serviços municipais. "Não significa o que está ou não sendo atendido", explica.

Santo André mostrou ter uma população mais crítica, demonstrando-se insatisfeita com 14 dos serviços apresentados na pesquisa. O prefeito João Avamileno (PT) ficou com 53% entre os que o avaliaram como bom, muito bom e excelente, o índice mais baixo entre os três pesquisados. Para a coordenadora do estudo, fatores externos, "que vão além da prefeitura", podem ter influenciado a análise da população. Reflexo da influência da crise política é a aprovação, na pesquisa do Imes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 37%, enquanto o governador Geraldo Alckmin chegou a 61%.

Os pesquisadores do Imes entrevistaram 646 pessoas, sendo 251 em Santo André, 230 em São Bernardo e 165 em São Caetano; e a margem de erro é de 6,3%, 6,6% e 7,8% respectivamente. O método é por amostragem probabilística, ou seja, as residências são sorteadas, e um novo sorteio define quem será pesquisado em cada uma delas entre os maiores de 18 anos. De acordo com a professora Maria do Carmo, as entrevistas abordaram, além do bloco de serviços municipais, questões sobre hábitos de consumo, de mídia e índice de renda. "O objetivo é alimentar o índice socioeconômico, que realizamos desde 1983 e é utilizado para os trabalhos acadêmicos", afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;