Cultura & Lazer Titulo
Corpo híbrido
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
04/11/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


 

O renomado coreógrafo e diretor Ivaldo Bertazzo chega domingo a São Caetano com seu 34º trabalho, Corpo Vivo - Carrosel das Espécies, que tem exibição gratuita no Teatro Paulo Machado de Carvalho.

O espetáculo é protagonizado pelo ator Rubens Caribé e tem participação especial da cantora lírica Regina Elena Mesquita. Os ingresssos podem ser retirados no dia da exibição, a partir das 15h ou até sábado no Sesc São Caetano (Rua Piauí, 554. Tel.: 4223-8800).

Teatro e dança se fundem no projeto, que conta a história de um monge que abdicou da vida para estudar filosofia e que começa a perceber, com a maturidade, as diferenças que vão se acentuando entre o corpo e o espírito, as mudanças no modo de se movimentar.

A espinha dorsal do espetáculo traz o reflexo que diferentes espécies animais e seus peculiares movimentos e especialidades nos sugerem nessa evolução.EM

Dezesseis bailarinos da Cia TeatroDança se revezam nos movimentos de répteis, aves, peixes e mamíferos, embalados por canções que vão do rap à música indiana.

MOVIMENTAÇÕES - De maneira bem-humorada, brinca-se com as capacidades animais, cruzandos-as com o corpo humano durante a execução dos movimentos, como a de regeneração dos répteis, a de respirar debaixo d'água e a de se locomover rapidamente como um felino.

A coreografia traz à tona uma crítica ao retrocesso nas utilizações das partituras corporais ao longo da idade. Ivaldo brinca dizendo que nascemos peixe, navegando na barriga da mãe; passamos o início da infância quadrúpedes e depois nos tornamos apenas bípedes, com uso do restante do corpo restrito ao básico, sem explorar sua capacidade ao extremo.

Parte do elenco foi composto através do projeto Dança Comunidade, idealizado pelo coreógrafo e voltado para o trabalho da evolução corporal de jovens atendidos por ONGs em bairros periféricos da Capital.

Corpo Vivo - Dança. No Teatro Paulo Machado de Carvalho - Alameda Conde de Porto Alegre, 840, São Caetano. Tel.: 4238-3030. Dia 7, às 19h. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;