Internacional Titulo
Annan: poderia ter feito mais para evitar genocídio em Ruanda
Por Da AFP
26/03/2004 | 18:22
Compartilhar notícia


O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, admitiu nesta sexta-feira que poderia ter feito mais para evitar o genocídio de quase um milhão de pessoas em Ruanda, em 1994, quando estava à frente das forças de manutenção da paz da entidade.

"A comunidade internacional falhou em Ruanda e isso deve nos deixar para sempre um sentido de amarga decepção", declarou em coletiva a respeito do décimo aniversário do genocídio.

"Se a comunidade internacional tivesse agido com rapidez e determinação, poderia ter impedido boa parte da matança. Mas não houve vontade política, nem tropas", admitiu.

Disse ainda que o massacre de quase um milhão de pessoas em três meses, junto com os crimes de guerra na Bósnia e Herzegovina, tiveram um impacto duradouro em suas decisões como secretário-geral do organismo.

"Acredito que então estava fazendo o melhor que podia. Mas me dou conta que, depois do genocídio, havia mais que se poderia e devia fazer para acionar os alarmes e conseguir apoio", acrescentou.

O genocídio ruandês, que teve início depois da morte do presidente Habyarimana, foi um dos maiores fracassos da ONU, que foi incapaz de impedir a matança, apesar dos pedidos de ajuda feitos por Kigali.

A morte de Habyarimana serviu como detonador do crime em massa, planejado e orquestrado pelos partidários hutus do presidente assassinado, contra a minoria tutsi, que, segundo admitiu o atual governo ruandês, custou a vida de cerca de um milhão de pessoas.

A ONU criou, em novembro de 1994, sete meses depois do início do genocídio, um Tribunal Penal Internacional para Ruanda, que já condenou cinco ruandeses à prisão perpétua.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;