Política Titulo Análise
Sem Russomanno, Doria se consolida na liderança

Paraná Pesquisas faz avaliação da corrida estadual sem deputado federal como candidato pela 1ª vez

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
20/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


No primeiro levantamento eleitoral sem a presença dos deputados federais Celso Russomanno (PRB) e Rodrigo Garcia (DEM) na corrida ao Palácio dos Bandeirantes feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, o ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) consolidou sua liderança no estudo.

O tucano foi citado por 31,8% dos entrevistados e ficou à frente de Paulo Skaf (MDB), presidente licenciado da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que atingiu 20,4%, e também do atual governador do Estado, Márcio França (PSB), que obteve 7% de citações. Ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) foi lembrado por 5,1%.

O último levantamento do Paraná Pesquisas sobre a eleição estadual havia sido divulgado em 27 de fevereiro. Naquele estudo, Doria e Russomanno estavam empatados tecnicamente – o tucano à frente numericamente apenas –, com Skaf na terceira posição, Marinho na quarta e França na quinta. Russomanno declarou apoio à pré-candidatura de Doria, bem como Rodrigo Garcia – o democrata, aliás, é cotado para ser vice na chapa liderada pelo tucano.

A pesquisa atual indica que as intenções de voto para Russomanno – 29,1%, em fevereiro – se dissolveram entre os principais candidatos ao Palácio dos Bandeirantes, pois todos registraram alta. Skaf foi quem mais capitalizou com a ausência do deputado federal do PRB, pulando de 12,9% para 20,4%. França também se beneficiou, pois tinha 2,5% das intenções de voto.

O Paraná Pesquisas também testou a força das candidaturas de Lisete Arelaro (Psol), Rogério Chequer (Novo), Rodrigo Tavares (PRTB) e Alexandre Zeitune (Rede). A pré-candidata do Psol foi a mais lembrada desse grupo, alcançando 2,8%. Como a margem de erro é de dois pontos, todos estão empatados tecnicamente, bem como Márcio França e Marinho. Ainda conforme o estudo, 22% disseram que anularão ou votarão em branco, enquanto 7% não souberam responder.

Foram ouvidos 2.000 eleitores em 82 municípios paulistas entre os dias 13 e segunda-feira e a pesquisa está registrada sob protocolo SP-01617/2018 junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

REPERCUSSÃO - Doria comemorou os números, mas disse que não se pode tratar o resultado como definitivo. “Esta é a quarta pesquisa sucessiva que nos coloca em primeiro lugar na disputa eleitoral pelo governo de São Paulo. Fico grato aos eleitores, mas não perco a humildade e reconheço que ainda temos um longo período pela frente até as eleições”, destacou o ex-prefeito da Capital, por nota.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;