Política Titulo
Base governista reage à candidatura de Pery

Vereadores de S.Bernardo dizem que tucano rejeitou ser deputado quando se elegeu presidente

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
13/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A movimentação do presidente da Câmara de São Bernardo, Pery Cartola (PSDB), na tentativa de consolidar uma candidatura a deputado na eleição de outubro provocou reações na base de sustentação do prefeito Orlando Morando (PSDB) no Legislativo. Ao menos três parlamentares governistas reagiram à especulação e lembraram que Pery, quando foi alçado à presidência da Casa, havia assegurado que não entraria na disputa eleitoral deste ano.

“Houve reunião no dia 30 de dezembro de 2016, às 14h, quando a base decidiu apoiá-lo a presidente da Câmara. Ele (Pery) nos garantiu que não sairia candidato na eleição de 2018. Por isso achei muito estranha a reportagem do Diário de hoje (ontem). O Pery precisa honrar o que falou para os demais vereadores”, cobrou Fran Silva (SD). “Se ele (Pery) sair candidato, pode ter certeza que não terá apoio nenhum da Câmara.”

Ontem, o Diário mostrou que Pery recebeu sondagens de legendas e estaria disposto a sair do PSDB e romper com o Paço para ser postulante no pleito deste ano, até porque o governo Morando se movimenta para endossar outros projetos eleitorais. Oficialmente, o tucano disse que tinha vontade de sair candidato, mas ele faz parte de um grupo político. “Nós temos que aguardar e discutir projetos”, ponderou.

Outro nome da base de sustentação a tecer críticas à movimentação de Pery foi Toninho Tavares (PSDB). “Na política nada pode se estranhar. Mas houve essa reunião (em dezembro) na qual foi falado que secretários (do governo) e presidente da Câmara teriam de abrir mão de candidaturas a deputado. E, na ocasião, ele (Pery) não se manifestou contrariamente. Sou político antigo, tenho ouvido bom e boa memória e lembro bem que o comentário era esse”, declarou. “O PSDB tem bons nomes e vejo que a política é a arte de agregar. O Pery é um bom presidente da Câmara, mas temos um líder, que é o prefeito. E essa discussão de candidatura tem de envolver o PSDB da região como um todo”, emendou.

O vereador Martins Martins (PHS), também do bloco governista na Casa, disse que a reportagem do Diário “causou surpresa”. “Ele (Pery) assumiu compromisso de não sair candidato. Por isso vi com estranheza. Em todas as nossas conversas ele nunca falou em ser candidato, sempre ficou na moita, esperando”, afirmou Martins. Indagado se apoiaria uma eventual campanha de Pery, ele respondeu: “Dificilmente”.

Pery não retornou aos contatos da equipe do Diário para comentar o caso. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;