Internacional Titulo
Japao tem maior expectativa de vida segundo OMS
Por Do Diário do Grande ABC
05/06/2000 | 13:27
Compartilhar notícia


Os japoneses ocupam o primeiro lugar na lista de expectativa de vida com bom estado de saúde (74,5 anos, em média), seguidos pelos australianos e pelos franceses, segundo uma classificaçao da Organizaçao Mundial da Saúde (OMS) que situa os Estados Unidos, surpreendentemente, na 24ªposiçao.

Os americanos nao ficaram muito distantes de Cuba (68,4 anos, 33º lugar), um dos países latino-americanos melhor colocados. Para ter uma idéia mais exata da saúde em seus 191 Estados membros do que a revelada pelo cálculo da expectativa de vida, a OMS avalia pela primeira vez a expectativa de ``vida saudável' das crianças nascidas em 1999, usando o índice Dale (Disability Adjusted Life Expectancy). Este índice calcula a expectativa de vida levando em conta o estado de saúde da populaçao e os anos de incapacidade, em vez de calcular apenas a idade da morte.

Situados logo depois dos israelenses (23º lugar, com 70,4 anos), os americanos, com uma média de 70 anos de vida saudável, ``sao uma das principais surpresas deste novo sistema de avaliaçao', assinalou Christophe Murray, funcionário da OMS responsável pelas políticas de saúde. ``Resumindo: um americano morre antes e passa mais tempo doente e incapacitado do que um indivíduo que tenha nascido em qualquer outro país industrializado', explicou Murray.

Entre as razoes deste fenômeno estao a desigualdade de acesso ao sistema de saúde, a violência, a AIDS, o câncer, as doenças coronarianas e a obesidade. Alguns grupos sociais americanos, como as populaçoes urbanas carentes, ``têm um péssimo estado de sáude, mais característico de um país pobre do que de um país rico e industrializado', afirma o comunicado da OMS.

No Japao, o baixo índice de doenças cardíacas e a dieta com pouca gordura fizeram com que a organizaçao calculasse a média de vida com boa saúde em 74,5 anos. Os australianos (73,2 anos), segundos na classificaçao, gozam de uma vida saudável e de uma política de saúde contrária ao tabaco. A França (73,1 anos) ocupa o terceiro lugar e o primeiro entre os países europeus.

Outros países mediterrâneos, como Espanha (72,8 anos), Itália (72,7 anos) e Grécia (72,5 anos), também estao bem situados, graças aos hábitos alimentares e ao clima. A China, onde vivem 20% da populaçao mundial, ficou em 81º lugar na lista, com uma média de 62,3 anos. A Rússia ocupa o 91º lugar, com 61,3 anos, e a India o 134%, com 52,3 anos.

A listagem assinala grandes diferenças entre os sexos. As mulheres têm, em geral, maior esperança de vida com boa saúde. Na Rússia, esta diferença é perceptível: 66,4 anos para as mulheres e 56,1 para os homens, assim como nos Estados Unidos, onde a média entre as mulheres é de 72,6 anos e, entre os homens, é de 67,5.

O Brasil aparece em 112º lugar na lista da OMS, atrás de Albânia, Bósnia Herzegovina e Colômbia, entre outros. Os últimos lugares sao ocupados por 10 países do continente africano. Serra Leoa é o que tem a pior média, com uma expectativa de vida com bom estado de saúde de 26 anos. A AIDS, que matou 2,2 milhoes de africanos em 1999, é a principal causa da baixa expectativa de vida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;