Internacional Titulo
Bush diz que tem apoio da Otan e da UE na crise do Iraque
Da AFP
26/06/2004 | 11:51
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou neste sábado que goza do apoio da comunidade internacional, principalmente da UE (União Européia) e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), na crise do Iraque.

"A comunidade internacional tem a responsabilidade de favorecer o surgimento de um Iraque livre e fazê-lo de frente. Agora os Estados da União Européia concedem seu apoio ao novo governo iraquiano", disse.

"Na próxima semana, na cúpula da Otan, discutiremos o pedido do primeiro-ministro iraquiano Iyad Allawi para que a Otan treine as forças de segurança iraquianas", declarou Bush em seu programa semanal de rádio.

O presidente americano participa neste sábado na Irlanda da reunião anual entre os Estados Unidos e a UE. Depois, seguirá para a cidade turca de Ancara, onde ficará hospedado nos dias 28 e 29 para participar da cúpula da Otan em Istambul.

"Na próxima quarta-feira, a soberania plena do Iraque estará nas mãos do Iraque. À medida que esse dia se aproxima, os inimigos da liberdade no Iraque se lançam em atos mais e mais desesperados", afirmou Bush, citando a execução do refém sul-coreano Kim Sun-il.

"Sua violência bárbara busca desestabilizar o novo governo iraquiano, intimidar o povo iraquiano e minar a determinação de nossa coalizão. Porém, nossa vontade é firme", afirmou.

Washington vai transferir a soberania ao governo interino do Iraque no dia 30 de junho, depois de mais de um ano ocupação no país árabe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;