Esportes Titulo
Grécia está pronta para os Jogos
Por
14/07/2004 | 00:28
Compartilhar notícia


Falta um mês para o início dos Jogos Olímpicos de Atenas e o que, até pouco tempo, parecia impossível, se tornou realidade: todas as instalações estão prontas. Milagre grego? Pode ser, mas certificado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional). “Não vemos maiores problemas”, disse o presidente da Comissão de Coordenação do COI, Denis Oswald. A capital grega suportou durante anos as dúvidas de boa parte dos dirigentes esportivos mundiais, que não viam Atenas capaz de entregar a tempo os locais prometidos. Mas as dúvidas quanto a isso parecem fazer parte do passado, embora não se saiba ao certo, ainda, se os acessos, o transporte e a disciplina grega vão funcionar. Os Jogos serão disputados entre os dias 13 e 29 de agosto.

Nesta terça, foi aberto o Centro Internacional de Imprensa, próximo do Estádio Olímpico. A instalação deu a maior dor de cabeça aos organizadores por causa da colocação de um telhado moderno, desenhado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Apesar de a semana ter começado com um apagão que transformou a cidade de Atenas em um caos, a presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, Gianna Angelopoulos, insiste que “Atenas 2004 será um êxito”. “Estou convencida disso. Convidamos todos para vir à Olimpíada para que se convençam”, afirmou.

Porém, a dirigente disse que não sabe se o COI voltará a escolher um país pequeno para fazer a Olimpíada. “Tenho a impressão de que o COI está dividido sobre o assunto”. A explosão dos custos, acima do orçamento inicial, foi atribuída pela presidente do ATHOC ao atraso das obras nos três primeiros anos de preparação.

Ingressos – Para evitar que o público assista às disputas do maior evento esportivo do mundo em estádios vazios, os organizadores dos Jogos de Atenas já iniciaram campanha para vender os ingressos das partidas. A maior preocupação é com os milhares de assentos que ainda não foram vendidos. Gianna Angelopoulos apelou para a população local que assuma a responsabilidade de fazer um bom show diante das câmeras de televisão. “Ingressos a preços razoáveis ainda estão disponíveis...esta é uma oportunidade única na vida para acompanhar os Jogos ao vivo”, disse a chefe da organização dos Jogos em entrevista a uma rádio local.

Um total de 73% dos gregos afirmam que os ingressos custam muito caro, embora 82% sejam a favor de sua realização no país e 87% estarem certos de que a competição será um sucesso. Estes são os resultados de uma pesquisa feita para o jornal Elefterotipia, com 1,5 mil pessoas. Apenas 8,5% das pessoas que participaram da pesquisa compraram um ingresso para algum evento esportivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;