Internacional Titulo
Bolívia quer resolver questao do acesso ao mar
Por Do Diário do Grande ABC
03/06/2000 | 15:11
Compartilhar notícia


A Bolívia quer dar novo impulso ao diálogo com o Chile, reiniciado em 1999, sobre a centenária questao do acesso ao mar, segundo o chanceler Javier Murillo De La Rocha.

Numa coletiva realizada sábado, o representante boliviano sustentou que o país tem esperado pacientemente a conclusao do processo eleitoral do Chile para retomar as discussoes.

Murillo De La Rocha afirmou que durante a realizaçao da assembléia geral da Organizaçao dos Estados Americanos (OEA), que acontecerá de 4 a 6 de junho no Canadá, é provável que ele se reúna com o novo chanceler chileno, Soledad Alvear, para trocar pontos de vista sobre o diálogo.

Bolívia e Chile retomaram há três anos as relaçoes diplomáticas suspensas desde 1978 com o objetivo de discutir a reivindicaçao marítima boliviana. O país perdeu o acesso soberano ao Pacífico em uma guerra territorial em 1879. Desde entao, políticos e economistas apontam esta questao como principal freio ao desenvolvimento do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;