Cultura & Lazer Titulo
Grupo apresenta peça na rua em Santo André
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
29/06/2003 | 18:08
Compartilhar notícia


O Teatro do Oprimido (TO) numa discussão sobre o meio ambiente. Com a peça Minha Vizinha, meu Tormento, o grupo Só Depende de Nós ganha a rua Cel. Oliveira Lima, em Santo André, de segunda a sexta-feira, sempre às 14h. O espetáculo foi criado especialmente para a assembléia da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), encontro que ocorre no mesmo período no Teatro Municipal de Santo André.

O Só Depende de Nós se formou por meio do projeto da Secretaria de Inclusão Social andreense. De acordo com seu coordenador, Armindo Rodrigues Pinto, o projeto inclui jovens da periferia na sociedade por meio do TO. “Inclui objetivamente, porque eles se inserem e subjetivamente porque eles trabalham com criatividade a memória, o passado, o presente e o futuro”, afirma.

Doze jovens de 15 a 18 anos compõem o grupo: Dalila Emanuelle, Débora da Silva, Denilson da Silva, Fábio dos Santos, Igor de Carvalho, Luana de Lima, Luciano Barbosa, Michel de Oliveira, Michelle Alves, Patrícia da Silva, Samuel dos Reis e Sidney Almeida. Eles mesmos criaram Minha Vizinha, meu Tormento.

O TO trabalha sempre com um personagem que oprime outros, e necessariamente conta com o auxílio do público para a resolução da questão. A opressora da peça é Mirtes (Débora). Como os lixeiros já passaram por onde ela mora, Mirtes resolve jogar o lixo num riacho próximo. Seu vizinho José (Michel) reclama. “Ele fala que pode dar barata, rato, doença”, diz Pinto.

Mirtes não se preocupa com isso. “Ela diz que isso é problema dele. Na verdade, ela é tem tantos problemas quanto ele”, afirma Pinto. Em certo momento, o marido de Mirtes e seu filho, Pedro (Samuel) e Pedrinho (Denilson), vão pescar e encontram algo que, à primeira vista, se parece com um peixe, mas é um pente de Mirtes.

Minha Vizinha, meu Tormento tem como trilha o rap dos lixeiros Fedido (Fábio) e Zé Lixão (Sidney).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;