Nacional Titulo
Obesidade
15/06/2011 | 00:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC



Existe ligação entre obesidade e infertilidade? Um grupo de médicos americanos do Brigham and Women's Hospital e do Harvard Medical School desenvolveu um estudo para com o objetivo de estabelecer esse vínculo. Os cientistas examinaram a qualidade dos óvulos e embriões de mulheres com diferentes estágios de índice de massa corporal (IMC) e descobriu que o excesso de peso e a obesidade podem alterar os níveis de insulina liberados pelo pâncreas, provocando um aumento na produção de estrógeno (hormônio masculino) pelos ovários, prejudicando a liberação dos óvulos, reduzindo a taxa de fertilização e aumentando o risco de aborto espontâneo.

A obesidade também afeta a fertilidade masculina. O excesso de peso reduz o nível de testosterona e aumenta o nível de estradiol, o que compromete a produção de esperma. Pesquisas já comprovaram que pessoas com excesso de peso possuem maior índice de fragmentação do DNA do espermatozóide, o que provoca falhas na fertilização.

Por Yasmin Barcellos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;