Nacional Titulo
PI: escoteiros depoem sobre a morte de 9 colegas
Por Do Diário do Grande ABC
22/06/1999 | 09:00
Compartilhar notícia


A polícia do Piauí já começou as investigaçoes para apurar as mortes de nove escoteiros, que caíram em um rio, enquanto estavam acampando no último fim de semana. Apesar das intensas buscas, o instrutor dos adolescentes, Clayton Félix da Silva, continua desaparecido. A polícia nao crê que ele se apresente tao cedo, como relatou uma pessoa em um telefonema anônimo nesta segunda.

Clayton é apontado como o principal responsável pela tragédia. Segundo a mae de uma das vítimas, ele teria levado 40 crianças para acampar às margens do rio Poti, quando, por volta das 4h30 de domingo, deixou o acampamento alegando que iria até a cidade conceder uma entrevista para uma emissora de rádio local. Ele teria deixado o grupo sob responsabilidade de três adolescentes mais velhos.

Nesta terça, os meninos e meninas que participaram do acampamento estao prestando depoimento ao delegado responsável pelo caso, Wellington Marinho Porto. As sessoes devem durar o dia inteiro.

Além de estar sendo acusado de responsável pelas mortes, Clayton também terá que responder por aliciamento. Segundo denúncias das próprias crianças e seus pais, ele, que nao era cadastrado como escoteiro, abusava sexualmente das meninas durante os acampamentos. Se condenado, ele poderá pegar até 270 anos de cadeia.

Enterro - Num clima de muita revolta, os escoteiros foram sepultados na manha deste domingo, no cemitério do bairro Buenos Aires, zona norte de Teresina. Eles morreram afogados no rio Poti quando participavam de um retiro no povoado Pedra Miúda, zona rural de Teresina. As crianças saíram de suas casas, nos bairros Buenos Aires e Agua Mineral, por volta das 23h, em um caminhao fretado pelo grupo. Foram direto para o povoado Pedra Miúda e acamparam às margens do rio Poti, onde armaram barracas e passaram toda a noite acordados. Por volta das 6h, eles foram escovar os dentes e um dos garotos resolveu banhar-se.

Como o local é profundo por causa das dragas que retiravam areia do leito do rio, os garotos começaram a se afogar. Os amigos que tentaram salvá-los pularam na água e também morreram. O último corpo resgatado na manha de domingo foi o de Moisés Rodrigues dos Santos, de 12 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;