Nacional Titulo
Termina greve dos professores no Paraná
Por Do Diário do Grande ABC
17/06/2000 | 13:01
Compartilhar notícia


Terminou neste sábado a greve dos professores da Rede Estadual de Ensino do Paraná. Depois de 26 dias de paralisaçao, o comando de greve decidiu pôr fim ao impasse. A decisao aconteceu durante uma assembléia geral realizada no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba. Mais de cinco mil professores e servidores estaduais estiveram presentes na assembléia. A adesao pelo fim da paralisaçao e início das negociaçoes com o governo paranaense foi de 70% dos presentes na reuniao.

O fim da greve neste sábado foi uma surpresa para a maioria dos servidores, principalmente para a direçao da APP-Sindicato - entidade máxima na defesa da categoria no Paraná. Até a noite de sexta-feira, os sindicalistas confirmavam que a paralisaçao deveria continuar, pois as negociaçoes com o governo estadual nao haviam avançado.

Os dois principais motivos que determinaram o fim da greve dos professores e servidores do Paraná, foram o anúncio por parte da Secretaria Estadual de Ensino de que os concursos públicos vao voltar a ocorrer no estado, sem vinculaçao com o programa Paraná Educaçao e o aumento do vale-alimentaçao, que passa de R$ 30,00 para R$ 50,00 para os servidores que recebem até dois salários mínimos.

Outra conquista da categoria foi o o aumento de 8% dos salários de mais de 12 mil funcionários. A implantaçao da hora-atividade também foi bastante comemorada pela categoria, que a partir de agora trabalhará oito horas a menos por semana dentro das salas de aula, para se organizar na preparaçao das aulas em casa.

Para cobrir estes novos gastos, a Secretaria de Educaçao do Paraná já anunciou qe deverá realizar algumas mudancas nos quadros de funcionários para que a folha de pagamento nao ultrapasse os 20% da receita do estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;