Setecidades Titulo Dia das Crianças
Festas em S.Caetano e Sto.André animam a garotada

Brincadeiras e distribuição de presentes garantiram a diversão durante todo o dia

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
13/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A segunda-feira não foi de tarefas, nem de estresse, mas sim de muita animação com as festas preparadas para celebrar o Dia das Crianças no Grande ABC.

Em São Caetano, famílias lotaram a Cidade das Crianças, localizada no bairro Santa Maria, e acompanharam os pequenos em cada uma das variadas atrações. Lucca dos Santos Rogick, 5 anos, não perdeu tempo e já puxou a mãe, a professora Eliane Silva dos Santos, 32, para a fila do primeiro brinquedo que viu – o escorregador inflável. “Quero brincar em todos”, dizia o garoto, animado, carregando um boneco de soldado que ganhou de presente. As filas estavam demoradas, mas Eliane não considerou a espera um sacrifício. “Vale qualquer coisa para ver meu filho feliz. A alegria dele é o que importa.”

Já Marina de Lima, 8, também enfrentava uma longa fila, mas não era para brincar. “Quero pintar as unhas e colorir o cabelo de roxo para ficar bonita”, falou enquanto aguardava sua vez de ser chamada no espaço onde oferecia serviços de beleza para as meninas mais vaidosas.

Além de diversão, o evento proporcionou também aventura. O 207º Grupo Escoteiro São Caetano, que tem sua sede dentro da Cidade das Crianças, deu uma mostra do escotismo para a garotada, com a execução da falsa baiana. Trata-se de atividade de deslocamento, que utiliza duas cordas, uma sobre a outra, para que a pessoa utilize os pés e as mãos na travessia. O percurso de sete metros era feito a uma altura de, aproximadamente, 80 centímetros do chão para não oferecer risco aos participantes. “Esta brincadeira envolve equilíbrio e coordenação. É bom para as crianças”, ressaltou o diretor-presidente do grupo, Toshio Kawakami, 75. Paulo Victor Mendo, 8, encarou o desafio. “Foi muito fácil, tirei de letra”, orgulhou-se.

Em outra área, as crianças se encantavam com a apresentação dos cães da GCM (Guarda Civil Municipal). Os animais deram demonstração do faro apurado que possuem, quando descobriam onde havia sido escondido o sapato de alguém da plateia. “Eles (os cachorros) são muito inteligentes”, disse Daniela Vieira Alves, 8.

A garotada mostrou o que é animação e também sabedoria. Ao responder porque é bom ser criança, a pequena Sara Gabrielly Silva, 9, deu uma declaração para fazer muito adulto refletir “A criança tem coração puro e muitos adultos têm o coração de pedra. Só pode ir para o céu quem tem o coração puro, por isso, os adultos não podem ter vergonha de ter o coração de uma criança.”

SANTO ANDRÉ

No município andreense, foi realizada a 31ª edição da Festa da Criança, no Parque Marajoara. A ação é organizada por Edson Campelo da Silva, 60. Ao longo do ano, ele corre atrás de doações de brinquedos, além de parceria para conseguir cama elástica e piscina de bolinhas, tudo para poder proporcionar um dia feliz para a criançada. Apresentações musicais completaram a animação.

“As crianças são o alicerce da vida, por isso deve-se sempre investir nelas. Proporcionar um dia de diversão para elas me traz grande felicidade”, falou Silva, emocionado.

Kerolyn dos Santos Silva, 11, era só alegria. “Estou me divertindo, pulando e daqui a pouco vou ganhar brinquedo. É muito bom ser criança”, frisou a menina, enquanto pulava sem parar na cama elástica.

A festa, que já completou três décadas, terá muitas outras edições, pois quando Silva não puder mais organizá-la, seu filho, Cleiton Santos Campelo, 14, já se comprometeu a assumir o comando. “A iniciativa do meu pai de levar alegria para as crianças, principalmente para as mais carentes, é muito legal e não pode acabar. Por isso, continuarei a ideia.”

O evento foi realizado na Avenida São Paulo, na Praça das Crianças, que ganhou esse nome oficialmente em 1989, justamente pela tradição da festividade. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;