Cena Política Titulo
Diálogo breve de Luiz Marinho

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), teve de agir nesta semana para conseguir aprovar projetos de lei de seu interesse, entre eles a destituição de toda diretoria do Imasf (Instituto Municipal de Assistência à Saúde do Funcionalismo)

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
12/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), teve de agir nesta semana para conseguir aprovar projetos de lei de seu interesse, entre eles a destituição de toda diretoria do Imasf (Instituto Municipal de Assistência à Saúde do Funcionalismo), alvo de constantes reclamações por não conseguir contornar a crise financeira que assola a autarquia. Chamou os vereadores da sustentação, o G-9, bancada que se autointitula independente das costuras petistas na Casa. Dialogou com parlamentares, coisa que há muito tempo os governistas reclamavam. Porém, dois dias depois da articulação com a Casa, Marinho voltou a ligar os tratores em São Bernardo. Diferentemente do que os demais prefeitos da região têm feito, o petista decidiu publicar por decreto adequação a lei federal para utilização de até 70% de depósitos judiciais para quitação de dívidas, de precatórios ou de investimentos em PPPs (Parcerias Público-Privadas). Curiosamente, os também petistas Carlos Grana, de Santo André, e Donisete Braga, de Mauá, consultaram o Legislativo, por meio de projeto de lei, explicando a importância da medida para os cofres públicos. Mas Marinho não entendeu dessa forma e, numa simples canetada, resolveu implementar a ação. Depois reclama que vereadores travam pautas do governo na Câmara.

‘Trio de ferro’
Ex-prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior classificou os partidos que serão pilares de sua candidatura ao Paço em 2016 como ‘trio de ferro’. Além de legendas menores, estarão na linha de frente o PPS, PDT e PSDB, sigla a qual ele oficialmente se filiou na quinta-feira. O trabalho agora é reforçar quadros pedetistas e populares-socialistas.

Estratégia
Dois irmãos do ex-secretário de Cultura de Santo André Raimundo Salles (PPS) se filiaram no PRB. Ricardo Sales dos Santos e Luís Roberto dos Santos chegam à legenda e indicam que estratégia de 2012 vai se repetir, quando o PRB esteve no arco de aliados de Salles – candidato ao Paço então no PDT. Republicanos antes falavam em candidatura própria.

Luto
Morreu ontem, às 13h, o ex-vereador de Diadema Sebastião Fernandes de Oliveira, um dos personagens que participaram ativamente da emancipação da cidade, em 8 de dezembro de 1959. Foi parlamentar entre 1965 e 1968, passando por Arena e PTB. O corpo foi velado ontem na Câmara e será enterrado hoje, às 11h, no Cemitério Municipal.

Expulso do PSB
O vereador de Diadema Vaguinho do Conselho foi expulso oficialmente ontem do PSB. O parlamentar, em terceiro mandato, tentava ser candidato a prefeito pela sigla, mas entrou em rota de colisão com o presidente municipal Manoel José da Silva, o Adelson, que defende apoio à reeleição do prefeito Lauro Michels (PV). Vaguinho definirá seu futuro semana que vem. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;