Internacional Titulo
Presidente sul-coreano é recebido com festa em Seul
Do Diário do Grande ABC
15/06/2000 | 10:59
Compartilhar notícia


O presidente Kim Dae Jung já está de volta à Coréia do Sul, após a histórica rodada de reunioes com seu colega do norte, Kim Jong Il. Ele revelou ter tratado de questoes delicadas, como a presença de 37 mil soldados americanos estacionados no seu país desde a sangrenta guerra, que aprofundou a distância com o vizinho do norte (1950-1953). Milhares de sul-coreanos foram às ruas saudar o retorno de Kim Dae Jung.

Dae Jung também discutiu os programas de armas nucleares e de mísseis de longa distância da Coréia do Norte. No entanto, nao revelou a posiçao que defenderam diante desses temas, que ficaram de fora do acordo final. Disse, apenas, que as discussoes apontaram para ``boas perspectivas'.

O acordo firmado pelos dois presidentes em Pionguiangue, capital da Coréia do Norte, prevê um trabalho conjunto para a reunificaçao da península coreana, dividida desde 1948. Um novo encontro de cúpula deverá acontecer, desta vez em Seul. Mas a data ainda nao foi marcada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;