Política Titulo
Militantes acham difícil consenso do PT sem Lula
Fábio Martins
Do Díário do Grande ABC
28/06/2011 | 07:03
Compartilhar notícia
DGABC/Arquivo


Em reunião do diretório do PT de Santo André ontem ficou evidente que muita água vai rolar antes de se chegar a um consenso em torno de um candidato à Prefeitura para a eleição de 2012. Parte da militância defende que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) referende apoio a algum dos nomes colocados na disputa - o ex-prefeito João Avamileno, o deputado estadual Carlos Grana e o ex-deputado Vanderlei Siraque - com o objetivo de unificar os grupos distintos.

Petistas, nos bastidores, comentam que caso não ocorra algo de diferente nas próximas semanas existe a possibilidade de se acirrar os ânimos, correndo o risco de novamente, como ocorreu em 2008, quando rachado por conta da falta de adesão ao quadro de Siraque deixaram de se empenhar na campanha, expondo o desgaste gerado pelas prévias internas.

O presidente da executiva municipal, Luiz Turco, porém, acredita que o encontro teve tom de avanço a partir da definição, por votação, do adiamento das inscrições das pré-candidaturas para o processo de prévias internas. "Houve quase unanimidade, só cinco abstenções." Para o dirigente petista, independentemente de quem for o candidato, Lula vai vir para Santo André ajudar na campanha. "Todos sabem que o PT unido é muito forte. O ex-presidente vai contribuir no momento certo."

Outro apontamento referendado é que haverá avaliações mensais para analisar o andamento do processo. A próxima está marcada para dia 23. A principal questão feita pelos militantes é a dificuldade de se chegar a um nome até setembro. "Ninguém tem 100% de apoio neste momento, mas estamos buscando dentro dos quadros alguém que expresse força também para fora do PT", resumiu Turco.

Segundo Avamileno, a retirada de candidatura para chegar a um consenso depende de vontade política dos envolvidos. "Vamos manter diálogo. Acredito que temos chance de nos próximos 30 dias existir desistência", salientou o ex-prefeito, sem citar nome. "Pessoalmente, a hipótese de eu retirar é de 50%." Para ele, Lula não vai se intrometer no caso. "O presidente não entrará em briga interna."

Grana sustenta que todos estão à disposição, sem descartar hipótese de retirar candidatura. "Vamos chegar ao consenso progressivo. Cada etapa é um passo. Fato de votação de maneira maciça mostra a força. Estamos confiantes na construção da unidade." O deputado enfatiza que Lula tende a tomar atitude semelhante à de Pelé na final da Copa Libertadores. "Lula vai ser o Pelé para levantar a mão de Muricy (Ramalho, candidato). Time é bom, tem de deixar jogar."

Nos corredores do PT, a pré-candidatura de Grana tem conquistando adeptos. Especula-se que caciques do partido, como o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), e até mesmo Lula declinam informalmente apoio ao ex-sindicalista, entretanto não vão manifestar oficialmente para não atrapalhar processo interno.

Caso não haja consenso, Turco afirma que o diretório vai seguir calendário e realizar prévias no início de 2012.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;