Cultura & Lazer Titulo
'Pedro, O Escamoso' é a nova aposta da Rede TV!
Por Gabriel Melo
Da TV Press
07/06/2003 | 16:38
Compartilhar notícia


A aposta da Rede TV! para suceder Betty, A Feia é mais uma novela colombiana com título curioso. Mas, apesar das aparentes semelhanças, Pedro, O Escamoso, produzida em 2000 pelo Canal Caracol, não é a versão masculina da mesma trama. “Estamos diante de uma novela com muito humor, mas com uma abordagem mais realista. E o Pedro não é feio, apesar de ser um tipo fora do comum”, afirma o diretor Juan Carlos Villamizar. A estréia de Pedro, O Escamoso no Brasil foi antecipada para o dia 19. A trama protagonizada pela feia será exibida até o dia 27. Até assumir definitivamente o horário, Pedro entra na grade da emissora depois de Betty.

As distinções entre as duas novelas começam pelo adjetivo que acompanha o personagem-título. Escamoso é uma expressão colombiana para definir uma pessoa que tenta ser algo que, de fato, não é. Alguém que, por exemplo, veste roupas finas para parecer mais rico ou conta mentiras inofensivas no intuito de conseguir o que deseja. Por aqui, Pedro poderia ser definido como cascateiro e malandro. Trata-se de um autêntico Casanova, irresistível para a maioria das mulheres. Mas Miguel Varoni, que vive o protagonista na trama, trata logo de garantir que ele não é um canalha. “Na verdade, Pedro é um homem muito inocente, um tipo doce e cativante”, afirma. Apesar de ser um mentiroso compulsivo, suas trapaças têm sempre boas intenções – como ajudar um amigo ou conquistar uma bela mulher. O ator aponta outra diferença fundamental. “Betty é uma mulher inteligente e preparada, que não consegue as coisas por ser feia. O Pedro, ao contrário, não tem estudo, mas consegue o que quer por seu jeito envolvente”.

De acordo com a sinopse da novela, Pedro vive numa província do interior da Colômbia até se envolver com uma mulher proibida. “Ele tem um caso com a irmã de uns tipos nada agradáveis”, diz Varoni. Para escapar, ele foge para a capital, Bogotá. Lá é acolhido pela família Pacheco, composta pelo casal Nidia e Juan e suas atraentes filhas, Mayerli e Yadira. Antes de se suicidar, Juan pede a Pedro que cuide de Paula Dávila, sua filha com uma amante, para quem deixa toda a sua milionária herança.

Por uma coincidência, Pedro e Paula vão trabalhar na mesma empresa. O dono, um homem casado mas infiel, fica atraído pela beleza de Paula e a contrata como vice-presidente da companhia. Embora não saiba dirigir, o “escamoso” consegue uma vaga como motorista e torna-se o chofer justamente de Paula. Quando a conhece, ele se apaixona pela primeira vez na vida. Contudo, Paula repete a história da mãe e se torna amante do chefe, que nunca cumpre a promessa de deixar a esposa. Neste ponto, tem início a trajetória de Pedro para conquistar sua amada. “Ele é um mulherengo, mas quando encontra seu primeiro amor, este sujeito se redime completamente”, afirma Villamizar, que define a novela como uma história romântica, mas com um toque de comédia.

Alguns personagens coadjuvantes são importantes dentro da trama de Pedro, O Escamoso. É o caso da Dona Nidia Pacheco e suas filhas. Depois que o marido se mata e deixa a herança para a bastarda Paula, Nidia, disposta a receber a fortuna do marido, usa de todos os meios para alcançar este objetivo. Para isto, ela contará com a ajuda de Alirio Perafán, um advogado desonesto. As irmãs Pacheco têm características totalmente opostas. A caçula Mayerli é uma jovem cândida, sensível e inteligente. Suas qualidades contrariam a mãe, que esperava mais ambição da filha, mas deixarão Pedro encantado. Já Yadira é uma mulher sedutora, gananciosa e superficial. Outro tipo de destaque é Pastor Gaitán, um homossexual assumido que trabalha na mesma empresa de Pedro e se apaixona por ele.

Pedro, O Escamoso se tornou um sucesso em diversos países da América Latina como Venezuela, Argentina, Nicarágua e Costa Rica, assim como nos Estados Unidos, por meio da Telemundo, na programação voltada para o público latino. Por causa da grande audiência, a emissora norte-americana iniciou em março as gravações de um seriado cômico, dividido em três fases, com os personagens da trama. A primeira fase acaba de ser exibida naquele país e a segunda deve ir ao ar no segundo semestre deste ano. O diretor da novela considera que o êxito de público se deve ao fato de a novela tratar de um tema universal, que é a busca pela felicidade. Varoni concorda e acrescenta que o caráter popular do personagem tem papel relevante. “Muita gente se vê no Pedro, há uma grande identificação com ele”, diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;