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São Caetano usa tecnologia para agilizar atendimento
Por Tatiana Freitas
Do Diário OnLine
16/06/2003 | 19:59
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A tecnologia vem ajudando a Prefeitura de São Caetano a agilizar o atendimento aos munícipes. Desde novembro do ano passado, quando foi inaugurado, o Centro Rápido de Atendimento ao Munícipe (Cram) já somou mais de 1.760 reclamações ou pedido de informações pelo telefone 0800-7727705- o balanço não inclui os contatos pela Internet, no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br/cram .

O Cram é apenas parte de um ambicioso projeto que pretende revolucionar o planejamento e prestação dos serviços municipais, o Gerenciamento Reunido de Análises e Aplicativos Logísticos (Graal). O Graal é um centro de processamento de dados que ajuda a administração municipal a identificar os principais problemas dos moradores de São Caetano e a solucioná-los em pouco tempo. Para isso, o sistema conta com mais de 100 câmeras de monitoramento, uma central de atendimento e um sistema de geoprocessamento.

Ao entrar no Graal, tem-se a impressão de se estar em uma sala da Nasa, a agência espacial norte-americana. Um espaço circular, com um grande telão digital no centro, televisores que mostram imagens de diversos pontos da cidade e funcionários monitorando acontecimentos por meio de modernos computadores revelam a alta tecnologia do centro e passam uma sensação de controle e segurança.

Na sala, que também abriga reuniões, telas de plasma mostram as imagens captadas por câmeras instaladas em todos os órgãos públicos, escolas e postos de saúde. Se, por meio delas, funcionários do Graal percebem qualquer movimentação não-habitual, eles tomam providências para verificar qual é o problema e solucioná-lo, evitando transtornos aos munícipes.

"Se os alunos começam a fazer bagunça no laboratório de informática, é porque o sistema não está respondendo da maneira que deveria. Nesse caso ligamos para a diretoria da escola, vemos o que está acontecendo e tomamos as providências necessárias", explica Marcelo Bueno, supervisor de informática da Prefeitura e responsável pelo Graal. Segundo ele, o prefeito Luiz Tortorello faz questão de acompanhar as imagens da mesa de seu gabinete, para fiscalizar o movimento nas escolas e nos hospitais. "Tanto acompanha que ao menor sinal de problema, é o primeiro a ligar ", conta Bueno.

Serviços via Internet - O Cram é um dos destaques do sistema do Graal. Atualmente, o serviço atende de 20 a 25 ligações por dia, o que contribui para desafogar os órgãos públicos que recebem os moradores de São Caetano para serviços burocráticos. "Para o munícipe está mais cômodo, porque ele não precisa mais sair de casa. Ele deve se dirigir a um órgão da Prefeitura só se for necessário o preenchimento de algum formulário ou a apresentação de algum documento. Isso fez com que as filas diminuíssem bastante", afirma a coordenadora-geral do Cram Online, Rita Leide Graminha.

O Graal também criou um sistema de geoprocessamento para identificar o município gráfica e visualmente. A cidade foi mapeada a partir de fotos aéreas para possibilitar a localização geográfica exata de todos os pontos do município. De acordo com os técnicos do Graal, uma visão detalhada de São Caetano contribui para a elaboração de uma estratégia adequada para projetos das áreas de saúde, educação, segurança etc.

A unidade do Graal ainda conta com um Data Center, que centraliza todos os dados da Prefeitura e monitora a utilização da Internet nos micros que pertencem ao município; um setor de arquivos e microfilmagem, no qual todos os documentos da Prefeitura são digitalizados; e um centro de hardware, responsável pela manutenção preventiva e corretiva de todas as máquinas que pertencem ao município.

O Graal começou a ser idealizado há quatro anos pela diretoria da Fazenda.




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