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Cartão clonado faz pensionista ficar sem benefício do INSS
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
04/06/2004 | 21:08
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Por uma questão de cinco horas, o técnico em telefonia Carlos Lício, 41 anos, ficou sem receber os R$ 700 de benefício do INSS, nesta quinta. Ao tentar fazer o saque às 12h59, o extrato acusou saldo insuficiente. Na agência do Unibanco onde seu benefício está cadastrado, no Centro de Mauá, obteve a informação de que seu dinheiro havia sido sacado às 7h23 em um caixa eletrônico do Alto da Penha, na zona Leste de São Paulo. Sem mais explicações do banco e com a orientação para retornar à agência no dia 25, o operador registrou boletim de ocorrência no 1º DP da cidade para, pelo menos, justificar por que não pagou as suas contas.

A assessoria de imprensa do INSS confirmou ao Diário que o pagamento do operador foi feito normalmente e disse que eventuais problemas são de responsabilidade do banco. Procurado pela reportagem, o Unibanco não se pronunciou sobre a possível clonagem dos cartões de beneficiários do INSS. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o crime é estelionato e o banco também é vítima porque terá de ressarcir o cliente.

Segundo Lício, na agência, a orientação era não procurar a polícia. “Uma gerente disse que no dia anterior, o mesmo problema aconteceu com outras duas pessoas”. Os saques teriam sido de R$ 240 e R$ 870. Na Delegacia Seccional de Santo André (que também atende Mauá e Ribeirão Pires) ainda não há denúncias sobre o golpe. A polícia informou que depende dos BOs para investigar.

Lício está afastado do emprego há 22 meses por problemas de saúde. O benefício é a única renda da casa onde ele mora com a mulher e três filhos adolescentes. “A gente espera o mês inteiro para receber. Planeja as dívidas para o dia certo e de repente se vê nessa situação. Sem dinheiro até para comer. Vou ter de pedir auxílio aos parentes.” Sem o pagamento, o operador deixará de quitar a conta de telefone e comprar mantimentos e remédios. “Vou ter de desmarcar a cirurgia de coluna marcada para o dia 12. Não tenho como comprar os remédios e a resposta é só no fim do mês”.




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