Setecidades Titulo Saúde
Farmácia de Diadema tem falta de sete remédios

Estoque de psicotrópicos só deve voltar ao normal em janeiro

Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
15/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A Farmácia Central de Diadema, localizada na Avenida Alda, que foi alvo de denúncias no mês passado, volta a apresentar falta de medicações controladas para tratamento de depressão, insônia e síndrome do pânico. As drogas são distribuídas gratuitamente pela Prefeitura.

Antes apenas com três, a lista de remédios em falta agora tem sete itens. A relação está estampada na recepção da unidade. "Sem previsões. Provavelmente só para janeiro", disse uma atendente.

Na lista constam o Rivotril (Clonazepan) e Amitryl (Amitriptilina), que já tiveram distribuição interrompida em novembro, e outras cinco medicações: Carbamazepina de 200 mg (anticonvulsivo), Haloperidol de 5 mg, Haloperidol em gotas, Periciazina 4% (todos neurolépticos) e Lítio de 300 mg (antidepressivo). Entre os pacientes que dependem dos remédios estão pessoas com sintomas psicóticos e transtornos psiquiátricos. A falta de algum dos remédios, em geral, causa irritabilidade, agitação e agressividade. Psiquiatras não recomendam a suspensão imediata de psicotrópicos. Alguns, inclusive, podem causar dependência se ingeridos há bastante tempo.

Todos os dias a movimentação é intensa até as 16h, horário de fechamento da farmácia. Por dia, cerca de 200 pessoas passam pelo local. Ontem à tarde, a manicure que toma Amytril há quatro anos teve de abreviar o tratamento contra insônia pela quarta vez no semestre. "Isso é falta de respeito com o cidadão. Agora, tenho de sair correndo para comprar, porque não posso ficar sem. Vira um caos. De seis meses para cá piorou demais a distribuição e nunca dão previsão exata", reclama Maria da Conceição Vieira de Oliveira, 45 anos.

A orientação dos funcionários é para que os pacientes procurem as unidades da Farmácia Popular, onde as drogas podem ser encontradas a preços reduzidos. "Eles só falam isso. Mas nem sempre tem", disse a manicure. Porém, a Prefeitura indicou que não há o mesmo problema nas duas unidades do município.

A aposentada Maria Bernardete da Silva, 62, que mora no bairro Serraria, disse que a reposição do Rivotril foi feita no início do mês, conforme previsão da Prefeitura. No entanto, o estoque terminou ontem. "E não adianta tomá-lo sem o Amitryl que, para mim, não faz o mesmo efeito."
No mês passado, a administração alegou estar com dificuldades de negociar a compra com o fornecedor que, segundo a Secretaria de Saúde, havia atrasado a entrega do Rivotril mesmo sob aplicação de multas. Já o Amitryl, a Prefeitura esclareceu que o problema vem do fabricante e outras regiões também registram falta. Não há previsão de entrega.

Os motivos do desabastecimento dos outros medicamentos serão averiguados hoje pela Prefeitura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;