Setecidades Titulo Santo André
Estrutura de passarela na Prestes Maia está pronta

Prefeitura pretende revitalizar entorno, com instalação de painéis visuais embaixo de viadutos

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
15/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A estrutura da passarela que será instalada sobre a Avenida Prestes Maia, em Santo André, já está concluída. A passagem será colocada na altura do núcleo Tamarutaca e deverá ser liberada para os pedestres no início de março. O investimento total aplicado pela Prefeitura foi de R$ 1,6 milhão, sendo parte obtida por meio de emendas parlamentares de Orlando Morando (PSDB) e do então deputado estadual Carlos Grana (PT), hoje prefeito da cidade.

Para que as estruturas metálicas sejam apoiadas sobre os pilares de concreto, a Prefeitura ainda aguarda que a AES Eletropaulo realize a remoção de três postes de energia, o que deve ser feito nos próximos dias, segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD).

A previsão inicial era de que a entrega da passagem fosse feita em dezembro do ano passado, prazo adiado para janeiro e, posteriormente, para março. Segundo o titular da Pasta, a demora se deu em razão de burocracia na liberação das emendas e de mudanças no projeto. Paulinho explica que o Executivo optou por tornar o equipamento ecológico. O piso será feito com borracha de pneus reciclados e o teto terá folhagem natural e permeável. Painéis de madeira serão instalados na lateral da passarela.

O titular da Pasta acrescenta que também serão feitas mudanças no entorno. Embaixo, por exemplo, será colocada grade em cima da mureta que divide as pistas. O objetivo é evitar a travessia em nível. “Pretendemos revitalizar a região, que está degradada e com a presença de usuários de drogas. Embaixo dos dois viadutos (Engenheiro Luís Meira e Tamarutaca) vamos aplicar uma manta de cimento e colocar painéis com novo visual. É uma experiência semelhante à que foi adotada embaixo do Minhocão, em São Paulo. O objetivo é ver se, com isso, conseguimos impedir vandalismo e pichações”, acrescenta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;