Esportes Titulo
Jadel começa luta por medalha na pista que consagrou Adhemar
Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
09/08/2005 | 09:02
Compartilhar notícia


O triplista Jadel Gregório inicia nesta terça-feira a cruzada pelo inédito ouro no Mundial de Atletismo, às 14h (horário de Brasília), no estádio Olímpico de Helsinque (Finlândia). O atleta vai saltar na mesma pista em que Adhemar Ferreira da Silva fez história, ao conquistar o primeiro ouro para o atletismo brasileiro na Olimpíada de 1952. Jadel espera que a eliminatória seja o ponto de partida para repetir o feito de Adhemar: levar o Brasil pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio, cuja final será quinta-feira. Segunda-feira, a velocista Lucimar de Moura ficou de fora da final dos 100m, prova em que a norte-americana Lauryn Williams foi vencedora (10s93).

Depois de Adhemar, que obteve o bicampeonato olímpico em Melbourne (1956), o Brasil ainda revelou dois outros triplistas: Nelson Prudêncio, que levou a prata nos Jogos da Cidade do México (1968) e depois o bronze na Olimpíada de Munique (1972); e João Carlos de Oliveira, bronze nos Jogos de Montreal (1976).

Evidências técnicas credenciam Jadel como sucessor dos três maiores triplistas brasileiros. Em 2004, conquistou a prata do Mundial Indoor de Budapeste (Hungria), e ficou atrás do sueco Christian Olsson - campeão olímpico e mundial, que está fora do Mundial de Helsinque devido a uma contusão. Quinto colocado no Mundial de Paris (2003) e na Olimpíada de Atenas (2004), Jadel possui a segunda marca do ano no salto triplo, com 17,73m.

Além de Jadel, mais cinco brasileiros estréiam nesta terça-feira na competição. Nos 200m, André Domingos, Basílio Moraes e Bruno Pacheco disputam a fase preliminar, às 6h20 (horário de Brasília). Às 7h50 (horário de Brasília), Anderson Jorge dos Santos estará na primeira eliminatória dos 400m. Depois, às 12h40 (horário de Brasília), Maíla Machado vai competir nos 100m com barreiras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;