Internacional Titulo
Mediterrâneo está cheio de tubarões inofensivos, dizem especialistas
Por Da AFP
24/08/2004 | 15:51
Compartilhar notícia


Especialistas afirmam que cada vez mais tubarões povoam as águas do mar Mediterrâneo, mas a maioria deles é inofensiva.

"O aquecimento da água e diversas modificações na paisagem aquática produziram um aumento da presença do gênero esqualo, como tubarões e barracudas tropicais, e a aparição de novas espécies nas águas mediterrâneas", afirma o funcionário do Parque Nacional de Port-Cros (França), Nicolas Gérardin.

Um exemplo é o aparecimento no mediterrâneo de salmonetes arco-íris e peixes-coelhos, espécies habituais do Mar Vermelho. No último sábado, foi proibido nadar em uma praia de Bormes-les-Mimosas (sul da França) durante mais de três horas devido à presença, a 300 metros da margem, de um banco com quinze tubarões com mais de 1,5 m.

As diferentes espécies de esqualo, das quais a mais comum no Mediterrâneo é o tubarão de pele azul, sempre caçaram nas águas do Golfo de Leão.

"Seguem a corrente Ligur, que nasce em Gibraltar, e os cardumes de atuns e sardinhas. Esta corrente se tornou sua reserva de alimentos devido à penúria do Mediterrâneo oriental. É por isso que estão cada vez mais numerosos na região", explica Gérardin.

Entretanto, não há números que permitam avaliar com precisão a população de tubarões na bacia mediterrânea. Estes tubarões de pele azul, que aterrorizam os nadadores, são na realidade inofensivos. "Nunca houve incidente algum com estes esqualos e muitas pessoas os confundem com os peixes-lua, que tem barbatanas parecidas", afirma o vice-presidente da entidade de pesca de Marselha, Michel Meacci.

Esta opinião é compartilhada pelos instrutores de mergulho. "O tubarão de pele azul não é agressivo de modo algum", afirma o presidente da Associação francesa de instrutores de mergulho, Gérard Altman.

Os tubarões de pele azul, que podem medir até quatro metros, e encontram-se nas águas mornas ou frias, atacam apenas excepcionalmente os homens.

"É preciso provocá-lo ou excitá-los com sangue ou peixes mortos para que se tornem agressivos", afirmou o diretor do Museu Oceanográfico de Mônaco, Jean Jaubert.

"A maioria dos ataques registrados nos últimos anos foi realizado por tubarões brancos, espécie que ataca mais o homem", diz. Segundo Jaubert, cerca de 40 ataques que foram atribuídos a tubarões brancos foram registrados nos últimos dez anos no mar Adriático, em frente ao litoral da Grécia, Tunísia, Malta e Sicília.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;