Internacional Titulo
Suíços não querem aderir à União Européia
Por Do Diário OnLine
02/03/2001 | 15:26
Compartilhar notícia


Um plebiscito acontecerá no próximo domingo na Suíça para os eleitores decidirem se aceitam a proposta de aproximar os laços do país com a União Européia. Pesquisas de opinião pública mostram que a probabilidade da Suíça passar a fazer parte da UE são poucas.

O plebiscito foi organizado pelo grupo "Sim à Europa", que vem coletando as assinaturas necessárias desde 1996, e bate de frente com o governo federal que tem como objetivo entrar na UE.

Mas, para os líderes do governo, essas negociações só devem começar depois da legislatura que vai de 2003 a 2007, pois para a uma proposta se tornar lei na Suíça é necessário a maioria dos votos e a aprovação da maioria dos Estados.

Com a inflação estável, crescimento econômico acelerado, taxa de desemprego baixa, e a baixa constante do euro, a Suíça não vê vantagens para aceitar a proposta de adesão e trocar sua moeda, o franco, pela moeda única.

Uma grande preocupação dos suíços é que se ocorrer a adesão à UE eles perderão o direito de poder que exercem sobre questões que envolvem os cidadãos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;