Cultura & Lazer Titulo Especial
A voz de um povo

Dia da Consciência Negra conta com agenda cultural gratuita na região e Capital

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
20/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Celebrado hoje, na data da morte de Zumbi dos Palmares e com a sugestão de promover a reflexão a respeito do preconceito racial e de ressaltar o papel e a mportância do povo negro no Brasil, o Dia da Consciência Negra conta com várias atrações culturais na região e Capital.

Em Santo André, por exemplo, o Parque Central (Rua José Bonifácio) conta com farta programação. Samba, capoeira, maculelê, samba de roda e comidas de origem afro-brasileira estão na agenda, que acontece das 10h às 17h. A entrada é um quilo de alimento. Entre os destaques está o cantor Royce do Cavaco, que sobe ao palco às 16h.

Em São Bernardo boa opçao é a exposição fotográfica Caminhos Negros: Trabalho, Festa e Fé, assinada por Isabella Santos, em cartaz das 9h às 17h, na Câmara de Cultura Antonino Assumpção. Rua Marechal Deodoro, 1.325. Seus registros promovem reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Ribeirão Pires não fica de fora. A partir das 16h o públiço poderá conferir na Praça Central da Vila do Doce (Rua Boa Vista) o grupo de capoeira Berimbrás, apresentações de música negra e MPB, o cantor Hermes Dumont, além de apresentações de hip hop e samba de roda. A entrada é gratuita.

Na Capital boa opção é o show da cantora Elza Soares, que se apresenta gratuitamente em show de seu último disco, Deus É Mulher, a partir das 20h, em palco montado na Avenida São João, no Centro.

O Sesc Avenida Paulista (Avenida Paulista, 119) também é opção. A partir das 17h o espaço oferece roda de conversa entre os artistas Chavonga (Angola), Gloire Ilonde (República Democrática do Congo) e Lumumbra (Brasil). Os artistas discutem sobre suas produções e influências. Haverá uma intervenção artística do grupo de percussão Maobé (Togo). No mesmo local, amanhã, a partir das 19h, o papo é com as mulheres Louise Edimo (Camarões), Prudence Libonza (República Democrática do Congo) e Maitê Freitas (Brasil). A entrada é gratuita.

O Centro Cultural Fiesp (Avenida Paulista, 1.313), também está na agenda e oferece ao público, amanhã, a partir das 20h, no teatro do local, show com o cantor Nasi e o capoeirista Dinho Nascimento. A entrada é gratuita, mas é necessário reservar ingresso pelo site www.centroculturalfiesp.com.br. Além do show, o público poderá conversar com o ex-secretário de Justiça e Cidadania de São Paulo Hédio Silva Jr., que falará sobre a importância da defesa dos direitos de representação cultural de afrodescendentes no Brasil.

Canal Brasil dedica dia a obras dirigidas por cineastas negros

O Canal Brasil dedica a programação de hoje ao Dia da Consciência Negra. A grade será ilustrada por filmes dirigidos por cineastas negros. Quem abre a programação nas telas, a partir das 7h, é a Favela Gay, que fala de homofobia, preconceito, violência e pouca aceitação familiar.

Depois é a vez de Ela Volta na Quinta, a partir das 8h15, seguido pelo documentário Cidade de Deus – 10 Anos Depois. A programação conta ainda com Pitanga, que narra a trajetória do ator baiano Antonio Pitanga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;