Cultura & Lazer Titulo
Lyra-Serrano reabre com ‘roupa nova’
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
23/04/2005 | 17:51
Compartilhar notícia


O tradicional Clube U-nião Lyra-Serrano reabre neste domingo com nova roupagem, após um semestre de restauro financiado pela Petrobras. Foram gastos R$ 520 mil para recuperar o único clube de Paranapiacaba, que fica na parte baixa da vila. Durante a programação de reabertura, a partir das 15h deste domingo, o público poderá conferir a apresentação musical da Camerata do Choro, no salão do clube. Na seqüência, haverá o encerramento do Festival do Cambuci (fruta típica da região), com degustação gratuita de doces preparados por 17 empreendores locais. Na nova fase, o espaço restabelece a vocação de pólo cultural de Paranapiacaba.

Os visitantes ainda terão oportunidade de conhecer uma relíquia no mezanino do salão, que ficou escondida por muitos anos dos visitantes. É um equipamento cinematográfico que, apesar de não poder ser recuperado, faz parte do acervo do prédio, e chegou a exibir matinês de cinema no século passado. Para se adaptar às necessidades dos portadores de deficiência, o clube passa a oferecer banheiro apropriado para o acesso de cadeirantes.

O velho prédio de madeira construído na década de 1930 pela empresa ferroviária São Paulo Railway ganhou o tom amarelo em substituição ao marrom original de sua fachada, que agora contrasta com as demais casas da vila. O prédio também recebeu um retoque novo com a troca do revestimento de sua estrutura, que já estava podre e comprometia a construção, além de novas instalações elétricas.

Calendário – O espaço cultural volta a ser palco dos principais eventos do calendário de festas da vila, depois de passar pela gestão da RFFSA (Rede Ferroviária Federal) a partir de 1957 e tornar-se patrimônio da subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense em janeiro de 2002. Entre esses eventos, as festas juninas programadas para os dias 18 e 19 de junho e o Festival de Inverno, nos finais de semana, entre os dias 9 e 24 de julho. A grande novidade do ano está prevista para o mês de outubro, quando deve ocorrer uma reedição do baile de gala, que fazia parte da história do clube. O evento vai integrar a programação oficial da vila.

Regulamentação – "Daqui para frente, pretendemos ampliar a utilização do Lyra, por isso estamos finalizando um decreto para regulamentar seu uso por particulares. Assim poderá gerar recursos para o Fundo de Gestão do Patrimônio da vila", disse o diretor de Paranapiacaba, Marcos Moretto Neto.

A preservação é uma exigência imposta pelo fato de a vila ser tombada pelo governo estadual desde 1987, e pelo governo federal desde 2002. O restauro, segundo o diretor Moretto Neto, só foi possível por conta do incentivo da iniciativa privada.

Simultaneamente aos eventos particulares, continuarão a ser promovidas programações abertas financiadas pelo poder público. No dia 7 de maio, o salão do clube vai sediar pela primeira vez um casamento coletivo, promovido pela Rede Andreense. Ao todo, 37 casais vão oficializar a união gratuitamente.

A dona de restaurante Zilda de Cássia Pinheiro, 33 anos, e o ferroviário Luiz Carlos Mello Peixoto, 45 anos, vão se casar no papel depois de sete anos de união. "Estou muito contente. Vai ser uma cerimônia com ar familiar. Não vamos dispensar a valsa", diz Zilda.

Para a auxiliar de enfermagem Lucileide Magalhães Silva, 25 anos, e seu companheiro Cleyton Loro de Paula, 28, a cerimônia no Lyra vai possibilitar a realização de um sonho antigo. "O nosso casamento no clube já está me dando um friozinho na barriga", confessa Lucileide.

Morgana Loro de Paula, 21, também vai se casar oficialmente. Seu filho de um mês, João Fernando, vai participar da cerimônia.

Saudades – A nostalgia vai tomar conta da quituteira Maria da Silva Barros, 56 anos. Ao mesmo tempo em que no domingo vai colocar para degustação do público seus doces feitos com cambuci, ela conta que conseguirá reviver a partir de agora os bons tempos dos bailes no salão. "Nunca me esqueço. A primeira vez que participei de um baile lá já tinha 40 anos. Foi na formatura de meu filho Jacques Douglas", se recorda.

De acordo com o diretor de Paranapiacaba, o baile nostálgico está previsto para o dia 16 de outubro. "Vai ser mais próximo do aniversário do Lyra, que é no dia 13 do mesmo mês. O ingresso deverá ser trocado por um alimento não-perecível ou um agasalho." Maria pretende se empenhar como há 16 anos. "Na época, eu me vesti com uma saia preta rodada, blusa com listras pretas e comprei até sapato de butique. Depois até consegui a carteirinha de sócia, que até hoje guardo em casa."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;