Setecidades Titulo Criminalidade
Furtos em geral têm alta de 11% no Grande ABC

Em setembro foram 2.171 ocorrências, contra 1.946 no mesmo período do ano passado

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
26/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
EBC


 Na contramão dos indicadores da Capital e do Estado, municípios do Grande ABC apresentaram alta de 11,56% no número de furtos em geral registrados em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Conforme dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) divulgados ontem, as ocorrências do tipo saltaram de 1.946 para 2.171 no período. Em contrapartida, os demais indicadores de violência apresentaram queda no balanço regional.

Com exceção de São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires, onde o número de pessoas furtadas diminuiu, todas as demais cidades da região apresentam alta em seus indicadores. O destaque negativo ficou por conta de São Bernardo, que teve 40,91% mais casos – de 462 para 651 ocorrências (veja tabela abaixo).

De acordo com o comando da Polícia Militar na região, os indicadores de furtos em geral têm recebido atenção especial da corporação. Desde o mês passado, integrantes da PM têm analisado os números com o objetivo de identificar características dessas ocorrências. “Temos trabalhado junto aos seis batalhões com o objetivo de identificar os locais e objetos alvos dessas ações. Com base nessa medida de inteligência conseguiremos nortear o trabalho das operações e rondas feitas diariamente”, explica o capitão Alexandre João Salomão, porta-voz do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6).

O trabalho, segundo ele, já tem apresentado resultado positivo quando analisados os demais indicadores criminais, como é o caso da quantidade de vítimas de homicídios, que no mês passado teve queda de 21,43% – baixou de 14 para 11.

“Só no mês passado conseguimos apreender 46 armas de fogo. Além disso, temos intensificado operações como Madrugada Segura, Força Total, Força Metropolitana Regional, Força Metropolitana Simultânea Integrada, Cavalo de Aço, dentre outros, focando sempre em locais em que mais se registram esses delitos.”

 

DEMAIS INDICADORES

De acordo com o levantamento mensal feito pela SSP, o número de roubos de veículos teve queda de 9,81% na região. Foram 846 casos no mês passado contra 938 em setembro de 2016. Capital (19,44%) e Estado (15,43) também diminuíram seus indicadores.

Municípios da região registraram, ainda, baixa de 13,81% no índice de furto de veículos – passou de 905 para 780 no período.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;