Cultura & Lazer Titulo Fomento à cultura
Seminário de bibliotecas começa dia 23

Evento na Capital chega à décima edição e tem projeto de Santo André na programação

Por Vinícius Castelli
17/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Com programação especial e participação de convidados internacionais, chega à sua décima edição o Seminário Internacional de Bibliotecas, que toma conta do Centro de Convenções Rebouças (Rua Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 23), em São Paulo, do dia 23 a 25, a partir das 8h30.

Diversas bibliotecas públicas e comunitárias foram convidadas a apresentar seus projetos ao longo do evento. E Santo André não fica de fora. O Centro Universitário Fundação apresenta na abertura o painel Pequena Biblioteca Viva Para Crianças na Universidade: Uma Escuta do Território. O trabalho é resultado de projeto realizado com moradores do bairro Sacadura Cabral, que consiste na montagem de biblioteca infantil dentro da universidade.<EM>

Segundo Romildo Campello, secretário adjunto de Cultura do Estado de São Paulo, trata-se de “horizonte para moradores que passam a ter acesso à biblioteca de maneira aconchegante. Para os alunos, é forma de ficarem aptos a construir espaços assim”, diz.

Ele explica que o seminário tem como foco trabalhar o conceito de biblioteca viva. “Apesar de o senso comum achar que o espaço deveria entrar em desuso, sempre será centro de informação”, explica. A ideia é mostrar que esses locais, na verdade, fomentam a cultura. “Lá, a pessoa é agente ativo, pode escolher a obra que quiser”. Segundo Campello, as bibliotecas continuam tendo papel muito importante. “É preciso aprender a aprender, se capacitar e buscar informações de forma autônoma”, afirma.

Cerca de 700 profissionais, entre bibliotecários, dirigentes de Cultura e estudantes de todo o País participarão do seminário. O escritor André Vianco é um dos convidados do dia 23. Estão na lista também a bibliotecária alemã Gabriele Ceseroglu, que falará sobre os desafios das bibliotecas enquanto território cultural impactado por ondas migratórias. Já dia 25 é a vez da cartunista Laerte Coutinho.

A palestra virtual, que será ministrada dia 23 pela croata Mirela Roncevic, é novidade. A entrada para o evento é gratuita, mas é preciso fazer inscrição no www.bibliotecaviva.org.br até quinta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;