Memória Titulo MEMÓRIA
Granja. Cinema. Um bairro...
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Máquinas rasgam as terras são-bernardenses: o que será feito por aqui?

As fotos foram guardadas por Constante Sarti e herdadas pelos filhos Teo e Marcelo, nossos convidados nesta ‘Semana da Memória’. Homens e máquinas faziam a terraplenagem do Jardim do Mar, em torno da Cidade da Criança, loteamento nobre que logo depois seria cortado pela Avenida Lucas Nogueira Garcez, ontem focalizada.

FALAM OS SARTI

Meu pai trabalhava em Itatiba. E veio para São Bernardo quando o Matarazzo criou a granja que antecedeu a Vera Cruz.

A granja era formada por um longo corredor que seguia até o espaço onde está a Cidade da Criança. Havia uma casa. Uma granja de alvenaria, algo difícil de encontrar ao menos naquele tempo no Brasil.

Um tio, Teofilo de Almeida Sá, era diretor da Record, um dos fundadores da emissora, e amigo do Matarazzo. Um dos responsáveis pela vinda de meu pai.

Francisco e Teofilo são nomes que acompanham várias gerações da nossa família. Temos um tio, Chiquito, já falecido; o Teofilo da Record; nosso avô, Francisco Camargo Sá.

Tenho um filho (Teo), chamado Francisco Teofilo Sarti Junior.

Os Matarazzo tinham uma casa na Vergueiro, onde passavam os fins de semana. Ficava bem defronte ao terreno onde está o Paço Municipal. Casa enorme.

NOTA

A íntegra da entrevista dos irmãos Sarti está no DGABC TV (<CF160>www.dgabc.com.br), no nosso Facebook e no Facebook do Marcelo Sarti (Sarti Marcelo).

AMANHÃ

O velho Sarti observa a cidade de São Bernardo do alto da caixa-d’água de Nova Petrópolis: reservatório que tem o formato de um pistão de automóvel para lembrar a nascente indústria automobilística de São Bernardo.


Diário há 30 anos

Sexta-feira, 2 de outubro de 1987 – ano 30, edição 6562

Manchete – Sarney (presidente da República) pretende fazer reforma ministerial sem interferências

Indústria – Autolatina, holding que controla as fábricas da Volkswagen e Ford, suspende entrega de veículos às revendedoras.

Rio Grande da Serra – Prefeitura luta por área da Eletrocloro, no famoso ‘Corredor Polonês’.

Memória – Seguíamos para Diadema e focalizávamos, neste espaço, o Monumento à Santa, o mais antigo da cidade e um dos maiores do Grande ABC.

Imprensa – Lançado o primeiro número do jornal AC Swift, elaborado por funcionários da unidade de Utinga da Swift-Armour.

Instituição – Inaugurada a Casa do Advogado de Santo André, à Avenida Lino Jardim, com o aval da OAB.


Em 2 de outubro de...

1917 – A Diretoria de Terras, Colonização e Imigração, órgão da Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, protestava contra decisão judicial que alienava uma cachoeira do Rio Cubatão, na Serra do Mar.

A cachoeira ficava em área de terras devolutas, pertencentes ao Estado, entre São Bernardo, Serra de Mongaguá e Caminho Velho de Santo Amaro, em direção a Itanhaem.

O protesto era assinado por Antonio Felix de Araujo Cintra, diretor da Diretoria de Terras, órgão nascido a partir do processo imigratório iniciado na segunda metade do século 19.

Nota – Há 100 anos observava-se um cuidado com a proteção aos mananciais. Um exemplo para os dias atuais e para os problemas apontados pela série de reportagens do Diário ‘A natureza sob ataque’, de Evaldo Novelini e Natália Fernandjes, com fotos de André Henriques.

1932 – Termina a Revolução Constitucionalista: forças federais vencem os paulistas, mas a nova Constituição viria, em pleno regime de Getúlio Vargas.

1977 – Inaugurado o Centro de Recreação do Bairro Cata Preta, em Santo André.

1982 – Caixa Econômica Federal inaugura agência à Rua Senador Flaquer, 185, em Santo André.


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 2 de outubro:

Em São Paulo, Cruzeiro

Em Rondônia, Porto Velho, capital do Estado

Em Goiás, Aragarças

No Mato Grosso do Sul, Bonito

Em Minas Gerais, Campanha e Minas Novas

Em Pernambuco, Canhotinho

No Rio Grande do Norte, Macau e Serrinha

No Pará, Óbidos

Fonte: IBGE


Santos do Dia

Hoje é o Dia do Anjo da Guarda. A data começou a ser celebrada na Espanha, no ano 400. O 2 de outubro quem fixou, em 1670, foi o papa Clemente X.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;