Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 2 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Era uma vez uma biquinha


Ademir Medici

22/09/2017 | 07:00


 “Quem bebe da água da biquinha nunca mais deixa Santo André.”

Cf. ditado antigo dos andreenses da gema.

 

 

Ah, a biquinha de Santo André! Esta imagem todos a conhecem. Muitos a publicaram, inclusive nós, aqui em Memória – daí porque a biquinha faz parte desta retrospectiva Memória 30 anos. Mas, felizes somos, o autor do quadro nos falou sobre a biquinha. Deixou sua voz gravada sobre a tela. E das lembranças guardadas na foto que tirou, em 1947, e das tantas vezes por ali passou, menino, moço, já adulto...

 

Uma água boa

Depoimento: José Rodrigues Vibian

 

O campo do Primeiro de Maio ficava entre as ruas Luiz Pinto Flaquer e Brás Cubas, com os gols entre as ruas Campos Sales e General Glicério. E a biquinha ficava no muro do campo pelo lado da Luiz Pinto Flaquer. A água podia ser apanhada pela rua e pela beirada do campo, internamente.

A maioria do povo ia lá, porque a água distribuída na cidade não prestava. A pouca água encanada que havia era uma porcaria. Vinha do Guarará. Quando chovia, era só barro. Então todo mundo recorria à biquinha. Pelo que me lembre, era a única de Santo André.

Do campo do Primeiro de Maio, quantas vezes eu fui empurrado de dentro para fora porque havia pulado o muro para assistir aos jogos: Primeiro de Maio, Corinthians, São Bernardo, São Caetano.

Em 1947, quando fiz a foto para a pintura anos depois, o campo já estava em desuso e o muro, quebrado. Sobrou a biquinha. As fileiras de árvores. Um muro algo, que chegava quase na copa da árvore. Reparem na pintura que procurei mostrar os tijolos que formavam o muro.

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 22 de setembro de 1987 – ano 30, edição 6553

Manchete – Senado apoia proposta de Bresser (Pereira, ministro da Fazenda) – de renegociação da dívida externa.

Editorial – Falta seriedade à Constituinte

Grande ABC – Aberta a Semana do Verde. Em São Bernardo são distribuídas mudas de ipês.

SOS Trânsito (2) – Nem computador resolve em São Bernardo.

Memória – Os mata-burros de Diadema.

Movimento Sindical – Aposentados vão a Brasília para protestar. “Os trabalhadores da indústria precisam conquistar os mesmos direitos obtidos por militares, ferroviários, servidores públicos e funcionários das estatais”, declarava Miguel Guillen, presidente da Associação dos Aposentados Metalúrgicos de Santo André.

Polícia – Blitz policial apreende 53 máquinas de videopôquer no Centro de São Bernardo.

 

Em 22 de setembro de...

1897 – Antonio Vicente Mendes Machado, o célebre Antonio Conselheiro, falece em Canudos (Bahia). É o principal personagem de Os Sertões, de Euclides da Cunha.

1902 – Lançada a pedra fundamental do Colégio São Bento, em São Paulo.

1917 – Vários municípios do Estado de São Paulo comunicavam o encerramento do alistamento militar em seus territórios, entre os quais os vizinhos São Bernardo (hoje Grande ABC) e Santo Amaro (que voltou a ser bairro paulistano.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a espionagem alemã nos Estados Unidos. O conde de Bernstortt procurou, pelo suborno, evitar a guerra.

1937 – Manoel Rodrigues de Oliveira nasce em Juazeiro (Bahia). Vereador em Santo André entre 1973 e 1992. Tinha por base os parques João Ramalho e Erasmo Assunção.

1972 – Prefeito Aldino Pinotti autoriza o Instituto Municipal de Previdência a ocupar casarão em Nova Petrópolis, onde a unidade permanece.

 

Santos do Dia
Inácio de Santhiá (Itália, 1686-1770). Capuchinho. Morreu com fama de santidade.
Focas
Santino
Emerano

 

Hoje
Dia do Técnico Agropecuário
Dia da Defesa da Fauna
Dia Mundial Sem Carro
Dia do Contador. E temos também o Dia do Contabilista e o Dia da Contabilidade, celebrados em 25 de abril.

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários hoje: no Ceará, Guaramiranga e Pacujá; no Rio de janeiro, São Gonçalo; no Paraná, Sapopema; no Rio Grande do Sul, Selbach; na Bahia, Tanhaçu e Uibaí.

Fonte: IBGE.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;