Internacional Titulo
Cúpula asiática acaba com novo aperto de mãos entre Musharraf e Vajpayee
Das Agências
06/01/2002 | 15:12
Compartilhar notícia


Os sete países do Sul do continente asiático terminaram neste domingo, em Katmandu (Nepal), sua 11ª cúpula, marcada pelas tensões entre duas potências nucleares região, Índia e Paquistão, apesar de um novo aperto de mãos entre seus dirigentes.

O presidente paquistanês, Pervez Musharraf, apertou rapidamente a mão do primeiro-ministro indiano, Atal Behari Vajpayee, ao terminar a cerimônia de encerramento da cúpula da Associação da Ásia do Sul para a Cooperação Regional (SAARC).

No entanto, esse gesto protocolar do general Musharraf não teve o caráter espetacular e simbólico da "mão da amizade" estendida na véspera a Vajpayee, ao convidá-lo a iniciar um processo de paz entre os dois Estados, rivais detentores de armas nucleares.

Não foi realizada qualquer reunião bilateral entre os dois dirigentes em Katmandu, apesar de seus ministros das Relações Exteriores se falarem no sábado de maneira informal. Musharraf afirmou, neste domingo, ter mantido uma reunião "informal" com Vajpayee à margem da cúpula.

Os sete países integrantes da SAARC adotaram uma declaração final pedindo para intensificar a luta contra o terrorismo, a pobreza, a exploração das mulheres e as crianças, preservar o meio ambiente e ampliar a cooperação econômica e os intercâmbios na região.

A conferência foi encerrada pelo primeiro-ministro nepalês, Sher Bahadur Dauba. A próxima cúpula da SAARC terá lugar em 2003, no Paquistão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;