Política Titulo
Auricchio coloca filha de Tortorello no 1º escalão
Por Juliana de Sordi Gattone
Do Diário do Grande ABC
29/12/2004 | 10:08
Compartilhar notícia


O prefeito eleito de São Caetano, José Auricchio Júnior, anunciou terça-feira à tarde os oito secretários que faltavam para completar a equipe, formada por 20 Pastas, entre secretarias e autarquias. Auricchio reservou duas novidades para a segunda etapa de nomeações: a filha do prefeito Luiz Tortorello (PTB), Marta Cristina Capovilla Tortorello, que assume a Pasta de Assistência Social e Cidadania, e o vice-prefeito eleito, Walter Figueira Júnior (PTB), que acumulará a função de secretário de Educação.

Marta terá o desafio de conseguir o equilíbrio social e administrar uma das áreas prioritárias do novo governo. “Como filha do prefeito Tortorello, tem todas as credenciais do conhecimento da máquina”, afirma Auricchio. Já o vice-prefeito eleito terá a responsabilidade de administrar o “carro-chefe” da Prefeitura, como definiu Auricchio. “Walter Figueira irá primar pelas conquistas dos últimos 8 anos na área de Educação.”

O prefeito eleito também conseguiu integrar à nova equipe um dos nomes mais importantes da cidade: André Beer. Ex-presidente da GM (General Motors do Brasil), Beer comandará a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ele acumulará também a presidência do Conselho de Desenvolvimento Econômico, função que desempenhou no atual mandato. Segundo Auricchio, a Pasta ganhará força, já que será uma das áreas mais nevrálgicas do novo mandato. “André Beer é o embaixador da cidade, da indústria, da economia. Além disso é uma honra muito grande ele ter aceito o convite, porque já teve várias propostas de trabalho em todas as esferas de governo”, comenta o prefeito eleito. Unir Beer em duas funções tem por finalidade fundir os organismos, sendo que o Conselho teria o objetivo de fomentar políticas enquanto a parte de execução ficaria a cargo da secretaria. “É um impulso muito grande”, define Auricchio.

Mauro Chekin assumirá a Secretaria de Esportes, antes comandada por Walter Figueira Júnior. Vai continuar com a missão de ganhar todos os títulos. “Não temos opção, Mauro”, brincou Auricchio.

O presidente do PSB, Alessandro Leone, assumirá a recém-criada Secretaria de Cultura. O socialista terá de enfrentar o desafio de criar a Pasta na cidade, já que vai começar do ponto zero. “Ele sabe a responsabilidade que terá, de atender anseios de uma comunidade extremamente exigente, como é a de São Caetano”, define o prefeito eleito.

João da Costa Faria será mantido na Secretaria de Assuntos Jurídicos, que ocupa há 4 anos. Ele tem a responsabilidade de dar condução de qualidade à área jurídica do município. “Com a dinamização da administração, os quesitos jurídicos estão cada vez mais presentes, e João da Costa dispensa que a gente fale das respostas que conseguiu”, diz Auricchio.

Permanecendo na Fundação Pró-Memória, Sonia Maria Franco Xavier também continuará os projetos já existentes, embora tenha missão de ampliar produções editoriais da entidade.

Na Fazenda, Maria Carmen Gonzalez Rey Campos, que está no cargo há 8 anos, terá de garantir a continuidade da equilibrada gestão financeira da cidade. “Queremos que a resposta econômica seja o carro-chefe que carregue todos os demais programas da Prefeitura”, analisa Auricchio.

Histórico – Auricchio manteve somente seis nomes da atual administração: João da Costa Faria (Assuntos Jurídicos), Sonia Maria Franco Xavier (Fundação Pró-Memória), Maria Carmen Gonzalez Rey Campos (Fazenda), Antônio Carlos Neves Pinto (Fundarte), Júlio Marcucci Sobrinho (Urbanismo, Obras e Habitação) e Wenceslau Teixeira (DAE). Embora o prefeito eleito tenha mantido apenas 30% da equipe nomeada por Tortorello, todos os nomeados tiveram passagem pela Prefeitura, com exceção do novo secretário de Cultura, Alessandro Leone, e de Comunicação, Carlos Serrão.

Falta ainda escolher os nomes para a Secretaria de Meio Ambiente (previsto para 60 dias) e do Imes (Centro Universitário Municipal de São Caetano), que é submetido a outro calendário.

  Com os 20 nomes escolhidos, Auricchio iniciará as reuniões para definir as primeiras ações para 2005. Serão quatro áreas principais. “Mas prefiro não falar agora porque tenho alguns detalhes para discutir.”. Serão quatro segmentos de abordagem específica que darão a marca do governo Auricchio.

O prefeito eleito afirma que a intenção foi privilegiar ao máximo os técnicos e nomear jovens para conseguir a oxigenação das áreas. Além de revitalizar o Palácio da Cerâmica com novos nomes, Auricchio criou duas secretarias, a de Cultura e a do Meio Ambiente, e a Gerência de Infra-estrutura Urbana. Segundo ele, a gerência significa a valorização da infra-estrutura e será o elo de várias secretarias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;