Cena Política Titulo
Primeiro sinal de fumaça na FUABC
Por Fábio Martins
28/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Após reportagens deste Diário, em janeiro, mostrarem desrespeito da FUABC (Fundação do ABC) à lei da transparência, a entidade deu os primeiros passos para cumprir com a determinação. Instalou portal da transparência em seu site, com a divulgação de dados – alguns ainda desatualizados – como regulamento de compras e contratação de serviços de terceiros, além de link que consta tabela com cargos e salários. Logo quando assumiu a presidência, em fevereiro, Maria Bernadette Vianna prometeu rever a caixa-preta da instituição. “A nova gestão reafirma seu compromisso com a total transparência na condução dos trabalhos e já deu início à publicação de informações de interesse público no site institucional, em processo que será continuado e aprimorado permanentemente”, relatou, por nota. Seguiremos de olho.

BASTIDORES

Novo dirigente
O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), tende a ser escolhido hoje como novo presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, tendo Marcos Bassi de vice na chapa. A eleição ocorre pela manhã com a deliberação do conselho diretor da entidade – a diretoria assume em abril para mandato de dois anos. O principal papel será retomar as características da instituição, fundada em 1998, em parcerias com a iniciativa privada. O projeto prioritário em articulação, atualmente, é a implantação do polo tecnológico, em solo andreense.

Agência
Caso concretizada a movimentação regional, Paulo Serra terá o desafio de atuar na Agência de Desenvolvimento Econômico com o novo corte de recursos públicos, anunciado pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. A receita total da entidade é de R$ 1,45 milhão – em 2016, recebeu R$ 710,3 mil do colegiado de prefeitos. A proposta, nos bastidores, é trabalhar com um terço dos valores.

Em números
Apesar de reclamar das dívidas e queda de arrecadação, o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), não deve ter prestado atenção na mudança dos valores repassados ao Consórcio Intermunicipal. No início deste ano, o colegiado decidiu reduzir o índice de 0,50% para 0,25% da receita corrente líquida. Por outro lado, o depósito de fevereiro do verde manteve-se com o patamar antigo. Vai entender.

Acórdão contra Kiko
O STF (Supremo Tribunal Federal) publicou ontem acórdão que trata da deliberação do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) de rejeitar as contas de 2004 de Adler Kiko Teixeira (PSB) – hoje prefeito de Ribeirão Pires –, quando ele foi presidente da Câmara de Rio Grande da Serra, em 2004. A decisão analisou se houve amplo direito de defesa no episódio. O caso ainda pode provocar embaraço jurídico para o socialista.

Não fala mais
Lauro Michels ficou irritado com reportagens que relatam problemas de Diadema. Decidiu que não dará mais declarações ao Diário. Já avisou que não virá ao jornal fazer balanço dos 100 dias. Até esse ponto, mesmo que antidemocrático, é de seu direito. Mas o verde não parou por aí. Ele determinou que a Prefeitura não informe dados oficiais. Quem perde é a população.

Visita de Caio França
A visita do deputado estadual Caio França (PSB) em Diadema deixou dúvida sobre a participação efetiva de Manoel José da Silva, o Adelson, nas ações do Paço. Secretário de Esportes, o ‘eterno’ presidente do diretório local do PSB não compareceu ao encontro firmado no gabinete, na semana passada. A executiva municipal está sob comando de Marcos Michels, primo do prefeito. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;