Internacional Titulo
Powell: Bush seguirá com uma política externa 'agressiva'
Por Da AFP
09/11/2004 | 09:34
Compartilhar notícia


O secretário de Estado americano, Colin Powell, afirmou que os Estados Unidos continuarão com uma política externa "agressiva", na primeira entrevista que concedeu após a reeleição do presidente George W. Bush, publicada nesta terça-feira pelo jornal Financial Times.

"O presidente não vai dar marcha à ré", declarou Powell ao jornal econômico mais importante do mundo, indicando que Bush continuará aplicando "seus princípios, suas políticas e suas crenças."

Na entrevista, Powell insistiu que a política americana tem sido "agressiva no momento de enfrentar desafios" e que "continuará avançando nessa direção".

Bush obteve um mandato para implementar uma política externa que defenderá os interesses americanos, destacou o chefe da diplomacia americana, garantindo que essa política também beneficiará os aliados de Washington.

Ele deixou claro que os Estados Unidos só atuarão quando considerarem necessário.

Em relação ao Oriente Médio, o secretário de Estado afirmou que a transição de poder que está acontecendo enquanto o presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, luta entre a vida e a morte, em Paris, representa "uma oportunidade" para avançar no processo de paz.

"Estamos preparados para aproveitar essa oportunidade", afirmou Powell, que descreveu o processo de paz entre israelenses e palestinos como uma das questões mais importantes na política externa de Washington.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;