Cultura & Lazer Titulo
Morre jazzista Lionel Hampton
Da AFP
31/08/2002 | 10:44
Compartilhar notícia


Lionel Hampton, uma das grandes figuras do jazz americano, faleceu na madrugada deste sábado, aos 94 anos, em Nova York, informou seu agente.

Segundo Phil Leshin, Hampton foi internado no hospital há uma semana, mas sua saúde foi se deteriorando de maneira progressiva desde quarta-feira passada. "Faleceu tranqüilamente enquanto dormia devido a uma parada cardíaca", acrescentou.

O multifacetado Hampton, que incursionou no jazz como pianista, baterista e cantor, tocou com os grandes músicos do jazz nos anos 30 e 70.

Nascido em Louisville (Kentucky, centro-leste dos Estados Unidos) em 12 de abril de 1909, Lionel Hampton foi descoberto e contratado por Benny Goodman em 1936, antes de formar sua própria banda em 1940, em Los Angeles, onde alcançou fama rapidamente.

Tocou junto a grandes figuras do jazz como Benny Goodman, Duke Ellington, Count Basie, Joe Newman, cat Anderson, Quincy Jones, Dexter Gordon e Charles Mingus.

Lionel Hampton gravou em Paris junto a músicos franceses como Claude Bolling e Guy Lafitte, e realizou uma carreira internacional na qual participou em vários festivais. O músico será sempre recordado por obras como "Flying Home" (1942).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;