Internacional Titulo
Justiça pede extradição de ex-presidente da Venezuela
Das Agências
09/01/2002 | 08:54
Compartilhar notícia


O juiz Mario Popolli, de Caracas, pediu nesta terça-feira ao Tribunal Supremo de Justicia (TSJ) da Venezuela que solicite a extradição do ex-presidente Carlos Andrés Pérez e de sua esposa, Cecilia Matos. O casal, que atualmente vive alternadamente nos EUA e na República Dominicana, é acusado de enriquecimento ilícito durante os dois períodos em que Pérez governou o país: de 1974 a 1979, e de 1989 a 1993.

Segundo Popolli, o TSJ deve decidir sobre a extradição num prazo de 30 dias. Em 20 de dezembro último, a Procuradoria Geral da Venezuela reabriu uma investigação sobre as contas do casal Pérez. A investigação estava suspensa desde 1998. A procuradoria também pediu a prisão domiciliar de Pérez e a prisão preventiva de Matos.

Pérez acusa a ação legal de ser uma tentativa de vingança contra ele, movida pelo atual presidente venezuelano Hugo Chávez, um ex-tenente-coronel do Exército que foi para a reserva depois de liderar um golpe-de-estado frustrado em fevereiro de 1992.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;